12.4.05

JOSÉ SZEGERI


Eis as chamadas marcas da experiência. José Szegeri, o Zé, pai do Fernando, um caso clássico de pai mais novo que o filho, mostrou-se, mais uma vez, um cracaço quando nos recebeu, a mim e a Dani, em SP, em sua casa, no doce bairro da Vila Romana. Vou contar apenas três lances dignos de um Anjo Torto.

01) acordamos no domingo de manhã e Zé já estava sentado à mesa sorvendo uma caipirinha. Coisa de 10h da manhã. Abriu aquele sorrisão, mandou ver nas agressões de praxe que são a marca de nosso carinho, e preparou pra mim um copo longo da birita, sorvida em poucos minutos. Como não havia mais limão, preparou outro de seus clássicos, desses de deixar o Hemingway e seus mojitos no chinelo: Dolly Cola com vodka. Atentem para a marca da vodka: Mais Por Menos. Um troço.

02) firmando o perfil de um empreendedor, desses de deixar o Antônio Ermírio e a Votorantim no chinelo, Zé está fabricando sabonetes artesanais. A casa não é mais uma residência, é uma essência. Tropeça-se por sabonetes em todos os cantos. E de todos os formatos: fuscas, tartarugas, abelhas, corações, coelhos, uma coisa de outro mundo, de deixar a Phebo e a Johnson & Johnson no chinelinho, de novo. Demonstrando sua cultura ao lucro, e vendo a felicidade da Tomtom diante de tantas novidades, Zé preparou uma trouxinha com uns 250 sabonetes que foram dados de presente. Isso mesmo. Um prejuízo malufiano. Lindo gesto.

03) depois da quarta ou quinta dose, o Zé some da cozinha e volta com a mão direita fechada escondendo alguma coisa. Me abraça forte e cochicha no meu ouvido (Paula e Cristina, perdão pela inconfidência, mas é preciso o relato): "Edu... minhas filhas trouxeram um presente pra mim dos Estados Unidos há uns dez anos... (cafungando...)... eu nunca usei... não gosto... mas guardo, sabe cumé, né?, como um troço afetivo... Mas sempre pensei em dar pra alguém que eu amasse muito, que morasse no meu coração...", e esfregou um Zippo 0 quilômetro na minha fuça, já marejada.

Um cracaço, esse Zé.

Até.

Posted by Hello

Nenhum comentário: