12.6.06

PORTUGAL, A SAGA - PARTE IX

Lisboa, 03/06/06, sábado

Acordamos às 11h. O café da manhã foi na Padaria Baloiço, perto do hotel, com o Cristiano e a Ignez. Eles foram à praia e nós tomamos o metrô em direção ao Chiado.

Fomos no Café A Brasileira, onde há uma estátua de Fernando Pessoa, com quem tirei uma fotografia, como fiz com o Noel Rosa para a "orelha" do livro! Fomos conhecer a Cervejaria Trindade, com 170 anos de idade, dica do Bombeiro. Bebemos uma Sagres preta e uma Sagres Bohemia, pagamos 2 euros e 70.

estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira


Descemos o Chiado a pé, passamos pela Igreja de São Roque (lindíssima!), pela Praça do Príncipe Real, pelo Palácio de São Bento, e já na Baixa pela Igreja Nossa Senhora de Conceição Velha, Igreja de Santo Antônio, Igreja da Sé, pelo miradouro Santa Luzia e fomos até o Castelo de São Jorge, uma visita que valeu muito a pena.

Pagamos 3 euros a entrada, Dani pagou meia. A visita durou pouco mais de uma hora e fomos almoçar.

vista do Castelo de São Jorge


Escolhemos outro pé-sujo autêntico. Restaurante Paula Vanessa Moura (nome da filha dos donos), bem em frente ao miradouro Santa Luzia. O PF a 5 euros com direito a entrada, prato, vinho e sobremesa. A entrada foi sopa de grelo (legumes) com feijão. Eu escolhi sardinhas assadas com batata e salada e a Dani choco assado com o mesmo acompanhamento. Tudo assado em uma churrasqueira do outro lado da rua dando ainda mais graça à refeição. Fomos servidos pela Mafalda, irmã da Paula Vanessa! Bebemos vinho verde e uma ginjinha como digestivo.

Depois descemos tudo a pé novamente, assistimos a um grupo de formandos dançando em frente a uma igreja, visitamos a Igreja de São Nicolau, vimos o Elevador de Santa Justa, bebemos mais ginjinha na Praça do Rossio e tomamos a direção de Alfama, onde chegamos já um pouco tarde, mas o suficiente para amor à primeira vista, com a promessa:

- Alfama amanhã mais cedo!

chegando a Alfama


Descemos e demos numa praça onde acontecia uma festa bastante típica, pareceu-nos. Uma multidão dançando, cantando, bebendo e comendo, nos fez lembrar a Feira de São Cristóvão quando era mais bagunçada do lado de fora.

Compramos vinho no meio do caminho num mercado.

Antes de voltarmos para o hotel paramos numa cervejaria chamada Cervejeira Lusitana. Fomos atendidos pelo gerente, Sr. Lino Borralha, de uma atenção comovente conosco (graças ao sorriso da Dani, é o que eu sempre penso). Provamos as cervejas (Pils, Abadia, Stout e Weiss), fomos os últimos a sair de lá e tomamos o rumo do hotel, quase ao lado.

as quatro cervejas que provamos


No quarto, mais piquenique.

Todas as 79 fotos do nosso nono dia de viagem estão aqui.

Até.

Nenhum comentário: