23.11.06

E SAIU O RIO BOTEQUIM

Eu costumo repetir, como em ladainha, que sou preciso do início ao fim. E é em nome dessa precisão, e de uma honestidade olímpica, que quero lhes dizer que, dos palpites que dei no texto "SAINDO NA FRENTE", escrito em 31 de outubro de 2006, errei apenas um, e por pouco.

Eu escrevi à certa altura:

"A carne assada com coradas do Rio-Brasília, buteco comandado com maestria pelo Joaquim e pela Terezinha, estará no tal guia? Evidentemente que não."

E não está mesmo. Mas está lá - eis minha maior surpresa - a sardinha frita, impecável. Eu digo "minha maior surpresa" mas ao mesmo tempo sou tomado por calafrios, só de imaginar os bobalhões, que seguem esses guias à risca, invadindo o minúsculo buteco e reclamando do único banheiro, reclamando da textura do guardanapo, enchendo, enfim, o saco dos fiéis de todos os dias.

No mais - prossigo em tom de confissão - passei a vista muito por alto, e foi me parecendo melhor que todas as versões anteriores, e a razão ficou clara depois de ler os textos que apresentam o livro. Ainda está por vir o verdadeiro "Rio Botequim"!!!!! Esse que foi lançado ontem é apenas um guia, que usa o mesmo nome, parte do mesmo projeto, exclusivamente sobre comida de buteco. Reparem trecho do texto de apresentação, assinado por Laura Reis Fagundes e Martha Ribas:

"Lembramos que essa seleção de bares foi feita com base, apenas, no prato escolhido. Bebidas, ambiente e serviço não foram levados em conta. Mas os donos dos bares que fiquem atentos, pois a qualquer momento uma nova edição com a já tradicional seleção dos cinqüenta melhores bares da cidade começará a ser produzida."

Eis o mistério desfeito. O verdadeiro vade-mécum de otário ainda está por vir.

E antes de terminar, duas palavrinhas.

É evidente - eu não tinha a menor dúvida disso - que os bares mais citados no guia lançado ontem são o Jobi e o Belmonte, com quatro pratos cada um.

Ambos no bairro-cenário do Manoel Carlos (sem o negrito, já que o Borgonovi o considera um horror!).

E pra fechar, um detalhe curioso: o livro, um projeto "Memória Brasil" e "Casa da Palavra", com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal das Culturas tem apenas UM anúncio.

De quem?

Do Boteco Belmonte (Belmonte Flamengo, Belmonte Leblon, Belmonte Ipanema, Belmonte Jardim Botânico, Belmonte Copacabana e Belmonte Lavradio). Anúncio de página inteira, no final do livro.

Ético, não?

Até.

4 comentários:

Anônimo disse...

Edu, meu camarada, anteontem, ao passar pelo globo online (a letra 'g' minúscula é totalmente cabível ao nome do site), vi até onde o jota (opa!, a 'j' também é minúscula!) é capaz de chegar com sua pretensão.

Ele fez uma pequena nota em sua coluna sobre um desenhista de cartazes e placas de butecos como pretexto só para mencionar que o cara havia ilustrado as páginas do rio botequim, o guiazinho que, como constava lá no último parágrafo, seria lançado no dia 22, lá no Circo Voador.

Pô!, Edu, quanta mesquinharia do jota, né?!

Anônimo disse...

Deu pra sacar qual foi a jogada do cara?!

Eduardo Goldenberg disse...

Felipe: e quem foi o responsável pela comida da festa?

Corporativismo é isso!

Luiz de Aquino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.