2.1.07

ABRINDO OS TRABALHOS

Se é verdade que Ifá mandou Exu abrir caminho pelo mundo inteiro, com a licença da academia do samba que me faz feliz - salve, Salgueiro! - é verdade também que eu sinto que já comecei a trilhá-lo - a trilha certa, diga-se! - nesse 2007 que promete. E cadiquê promete? Explico.

Promete porque passei a última semana do ano em Cabo Frio, sozinho com a Sorriso Maracanã (não exatamente sozinhos, eis que o glorioso Pepperoni, que fez merdas olímpicas, conto depois, estava conosco), e porque quando voltamos, no dia 30, fomos recebidos com um tremendo carinho, indizível como sempre, pela Sônia, pela Manguaça e pelo Rodrigo, com um igualmente indizível, de tão bom, risotto de lingüiça com queijo coalho.

Promete porque horas, antes de voltarmos pro Rio, recebemos uma ligação (depois de mais de dez, vinte, trinta ligações) anunciando a chegada da Rosa ao mundo, através de pais mais-que-doces, meus irmãos amados, mano Szegeri e a doce Stê.

Promete porque às nove da manhã do último dia do ano eu já estava preparando três quilos e meio de lentilha carneada para os sessenta convidados do reveillón da Maria Paula, e é sempre um prazer cozinhar para multidões, brincar de provedor, bebericar em meio a muito bacon, cebola, alho, folhas de louro, pimenta do reino, e eu devo dizer que o refogado que preparei dessa vez, foto abaixo, foi o melhor em trinta e sete anos de vida!

refogado da lentilha para o reveillón 2006/2007


Promete porque atravessei 2006, e cheguei a 2007, de mãos dadas com a mulher que me ensinou a sorrir. Porque enquanto fazíamos a contagem regressiva, pés nas areias de Copacabana, estávamos abraçados, as bocas unidas, rodeados de gente querida, ao som dos fogos e das rolhas que estouravam prenunciando um ano bom.

Promete porque atravessamos Copacabana e Ipanema em direção ao Leblon, ainda de mãos dadas, e chegamos à casa da Maria Paula onde mais gente querida nos esperava. É certo que a sensação de bom presságio foi concreta quando abrecei-me ao Fefê, meu irmão siamês amado, à dona da casa, à Betinha, ao Flavinho, à Guerreira, à Lelê Peitos, à Manguaça, à Fernanda, ao Vidal, à Gláucia, ao Zé Colméia, ao Dani, ao Tito, à Rafa, e nós ali, agradecendo a arte do encontro e comemorando a graça de estarmos vivos.

Promete porque acordamos mais-juntos-que-nunca no primeiro dia do ano novo, e porque percorremos uma trinca de casas onde tudo foi festa.

Promete porque primeiro fomos à Urca, na casa do queridíssimo Sérgio Barreto, e um dia desses eu conto a vocês o que é aquilo, o subúrbio encravado na zona sul, um troço que é a cara do que eu mais amo, casa simples com cadeiras na calçada, espadas de São Jorge à direita de quem entra, sorrisos para todos os lados, Tetê e seu amor visível, e as bençãos de dona Jônia, a quem mal conheci, evidentes e concretas, sobre todos nós.

Promete porque voltamos à Maria Paula para o clássico e tradicional enterro dos ossos, e revi Fefê, Betinha, Flavinho, Zé Colméia, Manguaça, Guerreira, Vidal, Gláucia, Mauro, e partimos em direção ao terceiro compromisso, e quem dera fossem todos desse gênero os compromissos de 2007!!!!!

Promete porque embarcamos no Dorival, eu e Dani, pilotado pelo exímio motorista - pausa para quatro ou cinco relinchos de gargalhada - Pratinha em direção à casa da Beth Carvalho. Lá bebemos, jogamos conversa fora, tocamos, cantamos, e de lá partimos faltando exatamente quarenta minutos para as duas horas da manhã.

Isso dá bem a dimensão do nosso fôlego para 2007. Chegamos ao Leblon, para buscar nosso carro, quase às duas. E eu bati o telefone pra Maria Paula:

- Podemos subir?

E ela, com voz de sono:

- São quase duas, maluco...

Vê-se, pela nossa disposição, o que será o amanhã.

Até e axé. Um puta 2007 para nós todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, eu tô dirigindo bem!!! Pára com isso, hehehe...

Beijo,
Tiago Prata

PS: dia 20 tô vendo aqui na programação que tem ensaio, e acho que nao dá pra faltar pois ja é ensaio geral... Mas vamos ver...

juliana amaral disse...

querido meu, o desencontro é uma sina minha, que bosta, estávamos a uns 50 metros de distância... Já daqui de São Paulo, receba meu beijo e meu abraço quente, aquele que daria ao vivo, desejando que este ano seja mesmo tudo o que promete ser.
beijo em carinho nocês dois, e saudade!

Unknown disse...

Então feliz ano novo, mano!!!