3.2.07

INCOMPETÊNCIA É ISSO AÍ - PARTE II

Eu escrevi, na semana passada, um texto chamado INCOMPETÊNCIA É ISSO AÍ, que pode ser lido aqui. Nele eu reclamava - não sem razão - do modus operandi do qual se vale, hoje em dia, a maioria esmagadora dos jornalistas brasileiros. Não há mais o repórter que sai em busca da notícia, é a notícia que chega, por email, ao jornalista. Não há mais o repórter fuçador, perspicaz, com gana de surpreender o leitor, mas o preguiçoso, o adorador do Deus Google, o que meramente copidesca, e copidesca mal. E reclamava disso em razão de que um jornalista do jornal O GLOBO, Luiz Ernesto Magalhães, a quem eu não conheço, assinara matéria dando conta do desfile do bloco SEGURA PRA NÃO CAIR, que não desfilou em 2006 e não desfilará em 2007, amanhã, 4 de fevereiro de 2007. E disse isso, o referido jornalista, por que?

Eu atribuí tal erro ao Deus Google. E cogitei, ainda, a possibilidade de que Luiz Ernesto Magalhães tivesse consultado o guia de blocos de carnaval da cidade do Rio de Janeiro editado pelo vereador Eliomar Coelho, que também insiste no erro desde o ano passado.

Eis que - há que se comemorar isto! - o jornalista respondeu-me. Mais que isso. Deu-se ao trabalho de fazer seu comentário no texto de 29 de janeiro passado e mandou-me email do mesmo teor. Eu disse que há que se comemorar isto em razão de que raramente um jornalista dá-se ao trabalho de responder a alguém que o critica, colocando-se, quase sempre, na posição de intocável. E como o espaço dos comentários perde bastante visibilidade com o passar dos dias, reproduzo aqui, na íntegra, a resposta do Luiz Ernesto. Ei-la:

"Prezado blogueiro,

Sem entrar no mérito de quem está com a razão ou sobre minha competência como profissional ou a sua como internauta queria informar apenas que a fonte não foi o roteiro do Eliomar Coelho nem que as coisas saíram simplesmente de pesquisa no Google.

Não vou dar aulas de jornalismo para você principalmente por causa de um bloco carnavalesco.

Mas com mais de 300 blocos na cidade é impossível ligar para os organizadores de cada um. Entrei em contato com as subprefeituras que me pssaram uma listagem prévia. O Segura Pra Não Cair está lá e consta também de uma lista final divulgada hoje (quinta-feira, dia 1) para toda a imprensa pela prefeitura. Alguém informou ao poder público que ele vai desfilar.... Se quiser tenho cópia.

De qualquer forma, estou disponível para esclarecer o que desejar pelo e-mail luiz.magalhaes@oglobo.com.br"


É isso, então. Quero apenas, não querendo com isso fomentar qualquer discórdia com o Luiz Ernesto - a quem não conheço, que fique bastante claro isso - dizer mais uma ou duas palavrinhas.

Se são mais de 300 os blocos na cidade, e se a matéria cita não mais do que cinco ou seis, não seria preferível checar, cuidadosamente, os dados desses cinco ou seis blocos para não cometer erros gritantes como o que eu apontei? Notem, meus poucos mas fiéis leitores, que o jornalista confirma o que eu digo... Recebeu uma lista divulgada para toda a imprensa. Fez o quê? Pinçou um ou outro nome e tascou na matéria sem checagem mínima das informações que foram parar na matéria publicada no jornal. E foda-se o leitor.

No mais, não me assombra saber que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro divulgou uma lista na qual consta o nome do SEGURA PRA NÃO CAIR. Quando penso no nosso prefeito eu também digo: incompetência é isso aí.

Até.

3 comentários:

4rthur disse...

Neguinho é foda, né não? Dá nitidamente pra perceber que ele tenta te diminuir com as alcunhas "blogueiro" e "internauta", só que o próprio vacilão tropeça: diz que não vai te dar aulas de jornalismo e depois mostra o principal motivo - não sabe, ele mesmo, fazer jornalismo.

Szegeri disse...

Mais do que isso, caro Arthur. Mesmo sem se despir completamente da arrogância que é peculiar à classe, com as exceções de praxe, está o repórter a admitir a importância dos comentários que se tecem na rede acerca do que aparece nos jornalões. Se assim não fosse, ele não se daria ao trabalho de responder. Ou seja: o que se diz por aqui repercute por lá. O que só aumenta a responsabilidade e o dever de não aliviarmos.

Eduardo Goldenberg disse...

Arthur e Szegeri: é justamente por saber que esses caras, encastelados nas redações e sempre diante do monitor e de Deus Google, lêem a gente que eu, pelo menos, não dou refresco. E é divertido saber que o blogueiro e internauta aqui, de certo modo, incomoda os caras. Não passarão!