3.3.08

O PRESENTE DO GABRIEL

Quando eu disse pro Gabriel, no sábado, assim que cheguei à rua do Ouvidor, que preparar seu presente de aniversário me deu um trabalho hercúleo, eu estava sendo, como sempre, preciso do início ao fim.

Vou lhes contar rapidamente sobre meu presente, mas quero lhes dizer que amanhã contarei sobre o presente que deu ao Gabriel a impagável e mais-querida, a Betinha. Foi, pasmem, uma garrafa do suntuoso Rèmy Martin, e mais não digo.

Na quarta-feira passada, pela manhã, motivado pelo porte físico do aniversariante (que aniversaria, a bem da verdade, amanhã) decidi que prepararia para ele um pernil com direito a marinada na vinha d´alhos por 24 horas e detalhes que - dia desses passo a receita para vocês - proporcionariam, eu tinha certeza, um inesquecível regalo ao garoto.

Comprei o pernil no Mundial da rua do Matoso (onde mais?), coloquei a peça de 7,5kg para descongelar na parte baixa da geladeira, na quinta-feira mergulhei o dito cujo numa marinada com mais de dez ingredientes, e na sexta-feira, depois de nele injetar 750ml de vinho e outras mumunhas mais, meti o bicho, às 22h45min dentro do forno, a 220 graus.

Às 4h15min, em ponto, com a casa tomada por cheiros que me fizeram sonhar sonhos que me engordaram, não tenho dúvidas, estava pronto o presente do Gabriel.

A pedido do malandro, a peça foi abatida apenas no final da roda de samba, e a livraria Folha Seca viu-se invadida por curiosos que, ao longo do dia, fizeram fila para ver o pernil, dourado como meu sobrenome, sobre a bancada da cozinha.

E me digam, pela cara do Gabriel (na última fotografia da seqüência), Domeq numa mão, a travessa do pernil na outra, se ele gostou do presente.

injetando vinho no pernil
pernil sendo temperado
pernil sendo temperado
pernil assando no forno, 23h16min
pernil assando no forno, 0h10min
pernil assando no forno, 1h01min
pernil assando no forno, 2h54min
pernil assando no forno, 3h42min
pernil assando no forno, 4h
Gabriel Cavalcante, primeiro de março de 2008

Até.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tá com defeito esse microondas, ó pá. Apertei o botão várias vezes e nada. A porra do pernil não saiu do forno direto pro prato que coloquei aqui em cima do teclado, ó raios!

Anônimo disse...

Cara de sorte...

Ana Lúcia Rabello disse...

Salivei!!!!

Uncle Bob disse...

Presentão!!! : )

Nelson Borges disse...

Nosso Gabriel merece.
Pena que não pude compartilhar.

4rthur disse...

Que feliz fui eu de passar o Primeiro de Março na esquina da Ouvidor com a Primeiro de Março, ouvindo uma roda de música carioca no dia do aniversário do Rio, e depois esperar a dispersão e saborear, na companhia de outros felizardos, o delicioso e metodicamente preparado pernil!

Anônimo disse...

Isso é que é presente! E durante toda a tarde o cara só falava nisso!!!!

Abs