2.9.08

RUA DO MATOSO - A SÉRIE - BASTIDORES II

Como estamos falando dos bastidores do passeio que fizemos, eu, meu pai e Felipinho Cereal, à rua do Matoso, no sábado passado (leiam RUA DO MATOSO - A SÉRIE - BASTIDORES I aqui), podemos dar uma leve desviada da rua (como de fato demos) para que eu possa lhes contar um troço interessantíssimo.

Se você sai caminhando pela rua do Matoso a partir da Praça da Bandeira, você vai cruzar com a rua Barão de Iguatemi, onde há uma encruzilhada: se você seguir pela direita, você continuará na rua do Matoso; se optar pela esquerda, estará na rua Pereira de Almeida, onde fica, por exemplo, a sede do JORNAL DOS SPORTS. O mapa abaixo mostra exatamente o trecho sobre o qual gostaria de lhes falar hoje.

mapa de localização da Pharmácia Homeopática Simões, ligada ao Laboratório Simões, na rua Pereira de Almeida 102, Tijuca

O fato é o seguinte: bem no comecinho da Pereira de Almeida, do lado esquerdo da rua, há uma farmácia que, em qualquer lugar do mundo, seria ponto turístico.

Fosse no Centro, por exemplo, no merecidamente decantado Centro do Rio de Janeiro, e a PHARMÁCIA HOMEOPÁTICA SIMÕES constaria dos guias. Seria visitada, fotografada, farejada (apud Nelson Rodrigues), filmada, entrevistada e mais que tais.

Como fica na Tijuca, como fica na escondidíssima Pereira de Almeida (que era o nome do dono daquelas terras em priscas eras), niguém dá a merecida bola para o estabelecimento.

Eu, papai e Felipinho Cereal, passamos bem uns vinte minutos por lá. Fotografando, conversando com a atendente, vendo e lendo - embasbacados - os potes de vidro que, antigamente, guardavam as substâncias usadas no preparo dos medicamentos homeopáticos e que ficam, às centenas, expostos nos monumentais armários de madeira e vidro que guarnecem o salão da farmácia.

Lá - quero lhes contar isso - lembrei-me agudamente do maior médico do mundo, um hompeopata. Um homeopata que, enquanto clinicou, cuidou de mim. De mim, de mamãe, de papai, de meus irmãos, de minha avó... o maior médico do mundo! Em brevíssimo - amanhã, quem sabe? - lhes conto sobre ele.

A farmácia a que me refiro (foto abaixo) fica na rua Pereira de Almeida 102 e vale a visita.

Eduardo Goldenberg e Isaac Goldenberg na Pharmácia Homeopática Simões, ligada ao Laboratório Simões, na rua Pereira de Almeida 102, Tijuca

Até.

3 comentários:

Anônimo disse...

Seria o Dr. Campista? Livrou-me de uma sinusite quase crônica e curou definitivamente o problema de amídalas de meu primeiro filho, que estava ameaçado de operação. O Dr. Campista era um dos médicos que clinicava na Farmácia Simões. Para mim o melhor médico do mundo.

Eduardo Goldenberg disse...

Não, Ave, não se trata do dr. Campista. O médico a que me refiro - não direi, jamais, seu nome! - é outro. Ele ainda é vivo?! Um abraço.

Uma loira disse...

Dr. João Campista tb me curou das amídalas quando eu era criancinha! Excelente médico!
Depois, vieram outros naquele consultório, que também foram excelentes: como a Dra. Diva (me curou de 1 cisto enorme no ovário; e o Dr. Jorge (não me lembro o sobrenome)- um senhor "fera" na medicina - o único que detectou o edema de Quincke, causado por um fármaco que eu estava tomando e que quase me matou!
Seria um desses, que citei, "o melhor médico do mundo" ? :)
AMO ESSA FARMÁCIA ATÉ HOJE!
Abraços!