22.11.08

O MELHOR YAKISOBA DO RIO

Há, por parte da imprensa estrábica do Rio de Janeiro, notadamente a especializada em gastronomia, uma aguda fixação com a zona sul da cidade e um desprezo absoluto pelo que há de bom na zona norte e arredores.

Hoje quero lhes falar sobre a culinária chinesa.

Você já leu, seguramente, tremendos elogios ao MR. LAM, restaurante do empresário Eike Batista, na Lagoa. Sob o comando do chef Sik Chung Lam, que já cuidou da cozinha do MR. CHOW em Nova York, vive sendo incensado pela imprensa carioca.

O troço ganha proporções tais, que muita gente é capaz de citar o MR. LAM como o melhor restaurante chinês da cidade sem nunca ter posto o pé no badalado restaurante.

O que muita gente desconhece é que o melhor yakisoba da cidade, capaz de elevar à carrocinha à categoria de melhor restaurante asiático do Rio de Janeiro (eu diria que do Brasil, mas ainda me falta conhecer um excelente chinês em São Paulo que me foi indicado por Fernando José Szegeri) é servido na praça Afonso Pena, na Tijuca - é claro.

O yakisoba é rigorosamente espetacular. Pequena pausa.

Falei da carrocinha da Afonso Pena e não posso deixar de citar o HUAN LIAN, já citado por mim num dos passeios que sugeri pela Tijuca (leiam aqui).

O HUAN LIAN também bate, de longe, o MR. LAM. Mas nossa imprensa é incapaz de enxergar o óbvio.

Anteontem à tarde eu tive o prazer de apresentar aos meus queridos Bruno Ribeiro (de passagem pelo Rio) e Luiz Antonio Simas esse portento da culinária chinesa.

Eles ficaram encantados com a carrocinha, já devidamente decorada para o Natal.

Luiz Antonio Simas e Bruno Ribeiro na praça Afonso Pena, na Tijuca, em 20 de novembro de 2008

E salve a Tijuca!

E não deixem de participar da segunda promoção da série QUEM É?????, aqui.

Até.

7 comentários:

Andrea disse...

Cadê a decoração de Natal? Isso é bom mesmo Edu? Essa carrocinha fica também aos sábados?

vinicius disse...

Fala Eduardo!

Sou um leitor assíduo deste seu buteco, acho que há uns dois anos, apesar de nunca ter feito nenhum comentário. Já recomendei seu blog a vários amigos; a maioria aprova seus textos. Através de você conheci os blogs do Simas, do Bruno Ribeiro, do Szegeri e de outros, todos muito bons.

Toda essa pelação de saco é pra dizer que existe um concorrente forte pra esse yakisoba: aqui em Niterói, no Ingá, existe um yakisoba também vendido em carrocinha que é espetacular... Falo dele pra todos que têm coragem de chamar de yakisoba aquela porcaria vendida no "China in Box" e outros por aí. Se vier pra esse lado da poça, prove este yakisoba.Aí sim podemos dizer qual é o melhor...

Abraço!

Antonio

Eduardo Goldenberg disse...

Andrea: note as bolinhas vermelhas que pendem do toldo vermelho e branco do restaurante. É Natal!

Antonio: eu conheço esse yakisoba. José Sergio Rocha, entusiasta do troço, levou-me certo dia para comer o yakisoba de vocês (ele também é daí). Não dá nem pra saída, meu caro. Seja bem chegado ao balcão, um forte abraço.

Lucio Lemos disse...

Edu, ainda acho o yakisoba do New Pequim o melhor do mundo.

Abraços!

Eduardo Goldenberg disse...

Lucio: eu compreendo. Sua afirmação é típica de quem ainda não provou do yakisoba da Afonso Pena. Um abraço.

Lucio Lemos disse...

Eu provei!
Os dois! Nas duas barracas!
Verdade que o custo-benefício é imbatível...

Ainda assim fico com o New Pequim. Aquele restaurante tosquíssimo serve o melhor yakisoba do mundo.
Custa 17 mangos e serve bem duas pessoas.

Marlim disse...

Ainda existe?? Só vejo uma de cachorro quente por lá... Se deu bem na vida e estabeleceu-se em algum restaurante??