18.12.08

CANJA DE GALINHA, A RECEITA

ESTA RECEITA AGORA PODE SER LIDA AQUI.

13 comentários:

Luiz Antonio Simas disse...

Não faço rigorosamente a menor idéia do que seja o chinois. Afirmo, porém, que na próxima vez que você queira fazer a canja, tenho grande contribuição a dar. Modestamente, acho difícil que algum comerciante mate uma galinha melhor que eu - fiz isso milhares de vezes, sempre com sucesso. Bodes, cabras, codornas, pombos e galos também fazem parte do meu repertório. Disponha. Nosso papai, o meu e o seu, adora que seus filhos sejam os responsáveis por esse negócio de matar os bichos.

Beijo

Eduardo Goldenberg disse...

Luiz Antonio, querido: apresentarei a você, em breve, um chinois, apetrecho imprescindível no preparo de caldos (pode ser substituído, mas não com a mesma eficiência no que diz respeito ao resultado final, por peneiras, mais de uma, depois te explico o por quê).

Da próxima vez - combinamos - mando entregar as galinhas em sua casa. E você me traz as bichinhas já prontas pra eu usar.

Prefiro não assistir!

Beijo.

Luiz Antonio Simas disse...

Combinado. Achei que o chinois podia ser uma versão afrancesada da marchinha carnavalesca do China Pau. Fico mais tranquilo.
Já em relação as galinhas, tá feito. Eu mato, a Candida tira o axé pra evitar problemas e você faz a canja.

Beijo

ipaco disse...

Queridos Edu e Simas, isso me lembrou a cabidela que o Chico da Adega da Velha prepara. Ele busca as bichinas num sítio de um amigo e tem todo um ritual para sacrificá-las e recolher o sangue. Vale a pena reunir uma boa meia dúzia de amigos e combinar com ele um alomoço.

Aproveito a oportunidade, se você me permite Edu, para dizer que estou com um blog novo, só pra tratar de boemia, bar e o escambau. O velho Pindorama ainda existe, mas fiquei desgotoso ao descobrir que o Mercado Livre (nome de tristes referências) colocou uma espécie de bug, sem minha autorização ou sequer me consultat, que toda vez que alguém acessa o Pindorama, aparece o ícone dos caras. Então criei o "Pendura Essa", no endereço penduraessa.blogspot.com

abraço forte
pt

Eduardo Goldenberg disse...

Simão: combinado, malandro. Com relação à frase "a Candida tira o axé pra evitar problemas" nem sei o que dizer: quando as bichas chegaram ainda quentinhas dentro de um saco plástico e enroladas num jornal (o entregador, aliás, diga-se, fedia imundamente à cachaça às dez da matina!), meu trabalho foi limpar as carcaças, separar tudo (carcaças, pés, pescoços, fígados, corações, coxas, sobrecoxas, peitos, asas, ovas etc) e ripar o excesso de gordura, aquelas mumunhas conhecidas de gente que se dedica à cozinha. Combinemos! Beijo.

Paulo: bem chegado de volta, depois de longa ausência. E boa sorte com o novo blog. Um abraço.

Diego Moreira disse...

E a cozinha do Buteco vai ficando cada vez mais variada. Eu jamais teria habilidade manual suficiente pra cortar cebolinhas na transversal. De toda a receita, a parte mais fácil pra mim é a do Red Label.

Mas vou recomendar pra mamãe, que é grande nessa arte de cozinhar.

Abraço!

Eduardo Goldenberg disse...

Que nada, Diego, é mais fácil do que você imagina! Comprando a cebolinha bem fresca e tirando a parte branca do talo, você terá talos bem rijos. Basta deitar, um a um, numa tábua suficientemente grande. Com uma faca bem afiada, parte-se ao meio, de cabo a rabo. Cada metade, ao meio... até perceber que o spaghetti está formado à sua frente!

Se e quando sua mãe fizer a receita, avise-me. É, de fato, uma senhora receita de canja de galinha!

Um forte abraço.

David da Silva disse...

Edu,
Se a sua receita aportar na China, o fogão do boteco vai derreter de tanto cozinhar canjas.
Se liga aqui:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/10/03/pandas_chineses_recebem_canja_de_galinha_para_a_saude_1969255.html

Blog do Ernestão disse...

Excelente didática culinária. Só os bons mesmo sabem traduzir estas iguarias (sem querer puxar o saco !). Certamente será preparada sábado à tarde, para ser consumida após a noitada aqui em Campinas, juntamente com minha Renatinha !

Grande abraço

Ernesto Tambaschia

Eduardo Goldenberg disse...

Ernesto: conte-me, depois, como foi! Um forte abraço, boa sorte e boa canja!

Unknown disse...

Moro aqui nos EUA e vo tenta faze essa canja, o duro vai ser achar os ingredientes! brigadao!!

Diana Penna disse...

Fiz a Canja e o Pernil de Cordeiro.
Edu, que maravilha! A descrição do prato já me faz sentir todo o cheiro dos ingredientes espalhando pela cozinha e com tantos detalhes, não dá pra errar a mão. Agradeço duplamente: primeiro por mim, por ter a alegria de cozinhar pratos tão bons e depois pelos convidados que estão até agora pedindo mais. Obrigada, obrigado!
Diana Penna

Eduardo Goldenberg disse...

Imagina, Diana, não há o quê agradecer. Só quem cozinha (como você...) sabe o prazer que é, também, dividir uma boa receita. Obrigado, volte sempre, beijo.