11.12.08

ONDE FICA?????

Vamos dar início, hoje, a uma série derivada da série QUEM É?????, que fez tremendo sucesso.

Eu sei que aqui, neste espaço, falo, e falo muito, sobre a Tijuca, a gloriosa Tijuca, bairro onde nasci e fui criado. E acho, de fato, que a Tijuca é o melhor bairro da cidade. Haverá sempre alguém pra me apontar o indicador e me acusar de exagerado, de passional, disso e daquilo. Mas repilo com veemência as agressões. Um simples passeio pelos textos do BUTECO é suficiente para que você entenda minhas razões (escreva, por exemplo, "passeio pela tijuca" - entre aspas - no espaço à esquerda, no alto, e clique em PESQUISAR BLOG) e perceba que não há nenhum exagero na afirmação que faço sempre e que ora repito: a Tijuca é o que há!

Entretanto, é evidente que isso não significa, como pretendem alguns mais radicais, que eu não tenha olhos de ver outros tantos bairros fabulosos da nossa cidade.

Não há, eu diria, bairro que não tenha seus encantos. É preciso, sempre, para descobri-los (e me perdoem a repetição), olhar estendido e olhos de ver, ouvidos de ouvir e uma boa disposição pra conversar com os passantes e com os comerciantes do pedaço.

Dia desses, passeando por aí, numa manhã de sol e céu azul, acompanhado, como sempre, da câmera digital que me socorre permanentemente como testemunha, dei de cara com uma rua belíssima, com casas belíssimas, com edifícios baixos e também belíssimos, e decidi dividir com vocês, meus poucos mas fiéis leitores, a belezura de tudo. E me digam: em que bairro fica essa rua? E mais: alguém saberá me dizer que rua é essa?

Quem cravar as duas respostas certas ganhará de presente o livro HELENIRA RESENDE, biografia de uma das mais conhecidas combatentes da Guerrilha do Araguaia, de autoria de meu queridíssimo Bruno Ribeiro, que o cedeu para esse fim.

Como acontece sempre com a série QUEM É?????, publicarei todos os comentários juntos, de uma só vez.










Até.

12 comentários:

Felipe Quintans disse...

Não está fácil, Edu. Acho que é na Tijuca, mas existem várias ruas com essas características. Não vou até a rua para confirmar, mas acho que é a Domício da Gama.

É isso, meu velho.

AOS QUARENTA A MIL disse...

Acho que é Almirante Gavião, Tijuca.

M. Vidal disse...

Pô, só tem foto das casas, mal se vê a rua... assim fica difícil.Chutaria Tijuca ou Alto...
beijo,
Marcelo Vidal

Eduardo Goldenberg disse...

Neguinho reclamando, muito mais por email, que feia a coisa, que difícil, que a rua não aparece, que não se pode ver se ela é de asfalto ou de paralelepípedo etc

Pô!

Essa é a graça da coisa: ver quem tem olhos de ver, quem percebe o que está à sua volta, às vezes muito perto...

Uma dica?!

Uma só?!

Não é Tijuca!!!!!

(ou eu não teria escrito o que escrevi... sou preciso do início ao fim, e mentir não está entre meus hábitos!)

M. Vidal disse...

Grajaú ou Cosme Velho, fico com o primeiro...
Beijo

Unknown disse...

Du , vou dar a primeira pista ...e daqui a pouco digo o nome da rua.a rua está encravada na Urca !!

João Luiz disse...

Gavea

João Luiz disse...

Alias Eduardo, quero pedir desculpas pela grosseria de meu primeiro comentario por aqui ter sido apenas de uma palavra para participar de uma brincadeira.
Pelo tempo que frequento seu buteco, quieto, sempre sentado em uma mesa do canto e apreciando o movimento, devia ter feito algo mais digno e com a atencao que voce merece.

Coincidentemente descobri seu blog quando estava me mudando do Brasil (ha +- uns 2 anos) e desde entao o acompanho diariamente. Posso garantir: nos momentos daquele banzo bravo nao ha melhor remedio - e nem pior tortura - do que passar por aqui e tomar uma gelada, com colarinho.

Longa vida ao seu buteco.

Abraco,

JL

Eduardo Goldenberg disse...

Ninguém acertou...

Eduardo Goldenberg disse...

Felipinho: que decepção, pô! Do lado da sua casa! Beijo.

Soph..., ô, desculpe... Monica Albuq..., ops, desculpe... Monica Araujo: eeeeerrrrrrrrrrou! Aquele abraço.

Vidalzinho: quatro chutes, nenhum pro gol! Beijo.

Bola fora, meu pai amado. Beijo.

João Luiz: seja bem chegado e relaxe, rapaz! Sem cerimônia. Não foi dessa vez... Não é na Gávea, como se vê. Um forte abraço, apareça sempre.

israel vieira disse...

Caro Eduardo,

Acho que a terceira foto é uma casa ou prédio na Urca.
Rua Otávio Correa, pertinho do Bar Urca.

abs,
Israel Vieira
Fonseca/Niterói

Eduardo Goldenberg disse...

Não, Israel: é no Rio Comprido, conforme já anunciei! Abraço, e seja bem chegado.