20.5.09

BRIZOLA EM 1989

Eu não sei quanto a vocês, onde vocês estavam, se já tinham nascido, se já votavam, se já tinham, àquela altura, candidato escolhido ou não. Sei que eu já era um brizolista empedernido, que já tinha meu voto decidido, que tinha o trabalhismo como ideário capaz de melhorar o Brasil e a vida dos brasileiros.

Sei, também, graças aos intermináveis papos que mantenho com esse grande brasileiro chamado Fernando José Szegeri, que ele, o homem da barba amazônica, que até então votaria em Mário Covas, mudou seu voto imediatamente após esse pronuciamento emocionado e (hoje) visionário de meu eterno e saudoso Governador Leonel de Moura Brizola, dizendo, igualmente comovido, pra sua mãe, que assistia ao lado dele o debate:

- Mãe... eu vou votar no Brizola...

É pra ele, Fernando Szegeri, que dedico esse vídeo, que encontrei, ontem pela manhã, na grande rede.

Até.

4 comentários:

Unknown disse...

Só você, querido, pra me emocionar numa quarta-feira de manhã. Em 89 eu ainda não podia votar. Mas me lembro perfeitamente dos jingles de quase todos os candidatos. Lembro também que uma professora fez, na escola onde eu estudava, uma simulação de votos e, abertas as urnas, eu fui o único a votar em Leonel Brizola. Um sonho que se realizaria, de fato, nas eleições de 1994, quando dediquei ao Comandante o primeiro voto da minha vida. Fico feliz em poder dizer que meu primeiro voto foi para uma figura como ele. Tenho convicção de que, hoje, o Brasil seria um outro país se Brizola houvesse ganhado em 89. Beijo!

Uncle Bob disse...

.. 1989... foi a primeira vez que votei para presidente (e foi no Brizola).

Depois veio a eleição do apedeuta... e olha que o Brizola - mesmo tendo apoiado o PT - avisou que o sapo barbudo estava fazendo besteira no início do primeiro mandato.

Me arrependi de ter votado no Lula... pena que o Briza bateu as botas.

Rodrigo disse...

Edu, como ele não é do meu tempo, ou melhor dizendo é. Naquela época eu tinha apenas 5 anos de idade, para ser preciso. Ando procurando na grande rede informações à respeito dele. Depois que vi a influência dele em sua vida, e nos seus textos, resolvi dar uma busca e saber mais.

Unknown disse...

Não pude sequer dar um voto para o Brizola, pois não tinha idade para votar em 1989 e em 1994 estava no Exército, sem poder me alistar para votar.
Aliás, eu minto: Votei duas vezes em Brizola para presidente, mas não teve a mesma graça, pois era no Diretório Nacional do PDT para elegê-lo presidente nacional da sigla. Não tinha a mesma graça porque não tinha disputa; não havia ninguém a altura dele para comandar nosso partido.
Tive a felicidade de escolher o PDT para militar politicamente, após me iniciar no Movimento Estudantil, e poder conviver com os ensinamentos do Velho Caudilho no últimos anos dele aqui nessa terra.
Efetivamente não gosto de ver esses vídeos e lembrar o que poderia ter sido nossa nação com ele no comando... "um tempo bem melhor pra se viver", com certeza!
Enfim, ficaram seus ensinamentos e seus exemplos.

Hoje tenho a feliz atribuição de concretizar a Universidade aberta Leonel Brizola, cujo objetivo é propagar as idéias e as prática de nosso Líder de forma intencional e sistematizada, o que não é nada fácil nesses tempos!!!