12.10.09

HÁ DOIS ANOS, NO BUTECO...

Quem acompanha o BUTECO - cada vez mais gente graças aos deuses! - sabe que eu tenho, e sempre tive, os dois pés atrás com tudo, rigorosamente tudo que tem a chancela de O GLOBO.

Essa a razão para a boa surpresa que acabo de ter, lendo o blog de Aydano André Motta - o CHOPE DO AYDANO -, um dos integrantes do grande latifúndio blogueiro comandado pelo Ancelmo Góis.

Um ou outro detrator disparará que falo isso somente porque exaltou, o Aydano, um buteco na Tijuca. Rotunda mentira. O que me deixou satisfeito, mesmo (e mesmo sabendo que em sede de O GLOBO trata-se de gritante incoerência) foi a menção a uma das máximas que defendo, com unhas e dentes, há anos, a de que buteco não pode - não pode!!!!! - entrar para o modorrento mundo das fanquias. Eis o texto, destacado por mim:

"A integridade de um botequim

Faz tempo que o blog não fala de botequim (nem de coisa alguma, porque a coisa anda meio parada por aqui, mas vai melhorar). Esquecer as catedrais etílicas da cidade é crime hediondo, ainda mais para um espaço que tem chope no nome. Então, dívida paga.

Quer saber? Botequim que é botequim não concede franquia. No máximo, abre filial, uma só e olhe lá. Mas o melhor mesmo é ficar no original, no conceitual, no autêntico. Assim se explica a magia de três ótimos exemplos (e, veja só, não necessariamente nesta ordem): Bracarense, Jobi e Salete. O assunto aqui, hoje, será o tijucano.

Encravado no início da Rua Afonso Pena, o Salete parece impessoal, a olho nu. Mas só leigo se engana. Sua empada de camarão concorre em pé de igualdade com outras mais badaladas, como a do Mosteiro, restaurante de primeiro escalão do Centro. Seu chope igualmente não faz feio, tirado com toda a correção devida. Dá para passar a tarde (o lugar fecha lamentavelmente cedo, fazer o quê, também é tradição) à base de boas tulipas.

Mas o brilho da casa está no risoto, também de camarão, farto e delicioso, como convém à melhor comida de botequim. O garçom, honesto conforme reza o protocolo dos botequins, fornece aos amadores a orientação segura: dá para dois. É a pedida. Um espetáculo.

Da empada à escolha de não servir café, o Salete - agora reformado, com segundo andar para atender à freguesia dos almoços lotados durante a semana - mantém-se um pouso seguro para quem é do ramo. Vida longa a ele, vida longa a todos os botequins. Especialmente os que preservam sua dignidade."


Pode ser lido, também, aqui.

E para ler tudo o que já escrevi sobre essa mentira nojenta - estabelecimentos comerciais travestidos de buteco sob o sistema de franquia - leia E PROSSEGUE A PRAGA (abril de 2006), GENTE BOA? NUNCA! (maio de 2006), A FARRA CONTINUA (julho de 2006), MERDA NA TIJUCA (janeiro de 2007), INVESTIMENTO DE QUANTO? (março de 2007), BELMONTE EM PARIS (abril de 2007) e QUATRO BARES DE MERDA (abril de 2007).

Até.

5 comentários:

Dumont disse...

Tá nostálgico Edu? Você sabia que eu não conheço o Salete? Juro! Moro aqui há 564623323 anos e passei na porta uma vez. Talvez por morar mais pra cá, mais perto da Saens Pena e então aquela ruazinha do Salete fica muito fora do meu caminho. E ando super caseira e etc e tal e dai que não tenho saido de casa pra nada, só aqui mesmo, nessa internet doida, onde a gente fica lendo os outros e conhecendo coisa boa. Como o seu blog.

Mas voltando ao assunto Salete e butecos. Passei batida mesmo, olhando do outro lado da calçada. Lembro que pensei. Hi, ali o salete do risoto (nem me fale em arroz. Eu comi arroz com ervilhas o final de semana todinho. Parecia mulher grávida com desejos. Não sei porque, mas simplesmente a única coisa que tive vontade de comer foi arroz com ervilhas. Saí de casa 2 vezes para ir comprar ervilha em lata. Acredita? Isso é vero mesmo.). Hum, me deu uma vontade danada de comer empada.

Mas voltando ao assunto Salete. (Já te falei que me perco no que escrevo, mas guenta que eu ao vivo sou mais confusa ainda.). Eu gosto muito dos seus textos. Imagino você se exaltando, meio arrogante, etc e tal.E eu não gosto muito de brigas e discussões, de achar que a minha opnião é a certa. Calma ai, que tô elogiando ok? Mas enfim, já te leio faz um tempinho, e depois do primeiro esporro que você me deu, depois ficou mais calminho e daí eu até tomei coragem e volta e meia venho aqui deixar um comentário.

Mas e o Salete? cara, falei falei e nao falei nada. Quer saber? Vou parar por aqui, mas agora lembrei. Eu gosto daqui porque é bom. Deve ser amor. Calma ai porque você não faz o meu tipo. Beijos e bom feriado.

Dumont disse...

Edu, você gosta do JB? Eu quase não compro jornal (mas eu leio aquk na internet, perai que também não sou tão alienada assim). Perguntei porque depois que começei a ler o seu blog e o de outros também (coração vagabundo o meu), começei meio a captar o sentido das coisas. Antes eu lia, mas não entendia nada. Confesso que só lia. Não entrava no texto, entende? Agora eu leio e já começei meio a captar o sentido da coisa. Só não quero ficar chata. Dessas que para tudo tem resposta. As vezes acho até que é melhor não ter opinião. Ficar muda. Mentira. Eu não aguento ficar calada. Acho que já deu para perceber né?

Voltando ao JB. Página 8 da revista de domingo. Só tô lendo agora. Calma ai que sei que é 2a. Mas não tá com cara de domingo? A vida de Cristina. "Uma vez ele de terno cáqui, sentado em um restaurante de beira de estada, foi saudado por um caminhoneiro com uma batidinha no ombro e um: ´Olá batuta!´. Não é genial? Acho que daí vem meu amor pela democracia, pela igualdade Comigo não tem essa de só salto alto.".

O que está entre aspas é o que tá lá na página 8 que eu paguei pra ler. Eu não sei. Acho que sou burra mesmo. Não faço a menor idéia e não tô com paciencia de procurar no google o que era batuta. Vai que é tipo leke! Mas a igualdade e democracia de quem senta na beira da estrada e não entende nada, é quase igual chamar aquela chata que trabalha do seu lado (meu) pra tomar uma cerveja gelada e ela falar que topa, mas dai pergunta "qual a frequencia?" e eu respondo "todo dia".

E você ter que ir trabalhar na Lapa no primeiro sábado do mês. E dai alguem te chama pra almoçar porque tá afim de beber uma gelada e etc e tal. Putz! Tudo de bom. Hum.... dai tu anda e anda e anda pra ir comer um churrasco muito do ruim numa dessas franquias que a Lapa agora está cheia né? E ficar vendo tv de plama muito ruim e fazendo cara "Ó, que coisa, tomar um chopp aqui com essa tv linda e esses petiscos". (de merda. desculpe, falei palavrão). E eu fico pensando, "meus deus, eu pago o dobro do que vou pagar aqui, mas cadê a cerveja gelada e por favor, cadê a feijoada?".

caíque disse...

Edu, a empada da Salete faz parte do patrimônio histórico do Rio. Meu filho que o diga: da última vez que nós fomos lá o vascaíno - onde foi que eu errei?! - matou cinco! Só espero que a reforma não tenha tirado os azulejos quadriculados...
Abração de Niterói.
Caíque.

Blog do Ernestão disse...

Caro Edu !

Meu DEUS !!!!

Salete ! Que personalidade! Você deve dar nó em Freud !

Brincadeirinha rsrs !!!!!!!

Abraço aos "2"

Ernestão

Andrea disse...

Freud sonhava com a pinta da vizinha. Pinta boa é muito para um pinto preso.