8.10.09

VAI COMEÇAR A PALHAÇADA

Acabo de ler na coluna GENTE BOA, de O GLOBO, que reuniu-se, anteontem, no COSMPOLITA, na Lapa, um grupo de "conhecedores dos bares da cidade" (a informação está na coluna) para decidir quais serão os bares estrelados da próxima edição do vade-mecum de otário, mais conhecido como GUIA RIO BOTEQUIM ("será o Michelin dos bares", noticia a coluna, e a babaquice começa aí).

Jaguar, Antonio Pedro, Paulo Thiago, Paulo Mussoi, Moacyr Luz, dentre outros, coordenados por Guilherme Studart, autor do guia, decidiram, por exemplo, que bares de rede (as tais rede de franquia) poderão ser estrelados (prossegue a besteira olímpica) e que o BELMONTE, do Flamengo, responsável pelo desmonte do autêntico BELMONTE e de tantos outros butecos bacanas da cidade, será laureado com a estrelinha.

Decidiram, ainda, que o BIP BIP, um grande buteco no que diz respeito ao verdadeiro espírito que deve nortear um verdadeiro buteco, ficou de fora "por não atender ao item comida". Já o ARMAZÉM SENADO (outro grande bar, como o BIP BIP) entrou na lista "por sugestão do compositor Moacyr Luz".

Pra me valer do mesmo parâmetro babaca que retirou o buteco do Alfredinho da lista, digo sem medo do erro: no "item comida" o ARMAZÉM SENADO é IDÊNTICO (com a ênfase szegeriana) ao BIP BIP. Para me certificar disso, liguei pro Felipe Quintans, o bom Felipinho Cereal, que me confirmou o troço. No ARMAZÉM SENADO serve-se mortadela, azeitona, amendoim, tremoços, provolone. E olhe lá! Mas como é o preferido da vez do compositor Moacyr Luz, entrou.

Grandes critérios! Grandes critérios!

Dei de cara com essa grande frase.

nota publicada na coluna GENTE BOA de O GLOBO de 08 de outubro de 2009

Vê-se, por aí, que a coisa vai (como sempre foi) mal.

O sujeito que se incomoda com o limão do mictório em vez de preocupar-se com o limão da casa (e salve o CANECO GELADO DO MÁRIO, salve o BAR DO MARRECO, salve o BAR DO CHICO), francamente... isso deixa para lá.

Os critérios deveriam ser mais sérios (e menos pomposos) para que o resultado fosse menos babaca.

Bar de franquia, nunca.

Jurado que não paga a conta aqui ou ali, nunca.

Mas no frigir dos ovos (coloridos), melhor assim.

Ficamos em paz no nosso pé-sujo de estimação e essa gente, ávida pelo Michelin dos botequins, longe de nós.

Depois que qualificaram o ACONCHEGO CARIOCA (onde se come bolinho de feijoada, pastel de angu e costelinha, esses troços que se comem há séculos nos bares da cidade) como "cozinha contemporânea", o BECO DO RATO como o "melhor pé-sujo da cidade" - tudo isso noutra eleição, de O GLOBO - não se pode mesmo esperar nada diferente.

Até.

16 comentários:

Daniel Banho disse...

Fiquei besta com esse comentário do Moacyr Luz sobre o "limão".
Logo ele que eu sempre tive uma admiração por me parecer ser um cara conhecedor dos verdadeiros butiquins e que deu uma entrevista maravilhosa aqui pro Buteco.
Aliás, estranha essa ausência do Bip Bip, um bar que é homenageado em um livro do próprio Moacyr Luz.
Ainda estou na esperança de ser tudo um engano.

Eduardo Goldenberg disse...

Não, Daniel, não foi um engano, esteja certo disso. Esteja certo - e digo isso sem medo do erro. Engano, mesmo, é pensar que esse Michelin dos botequins - ô, nome besta... - irá prestar pra alguma coisa que represente, de fato, os "botequins mais vagabundos" (que, aliás, têm limão no mictório até apodrecer). Um abraço.

Daniel Banho disse...

Edu, conforme comentário que acabei de deixar no blog do Moacyr Luz, desses Guias nunca esperei nada de diferente, mas do "Moa" foi uma surpresa.
Aliás, queria te mandar um email, mas acho que depois da repaginada que deste aqui no blog, o link sumiu.
Abraço!

Eduardo Goldenberg disse...

Daniel: anota aí. É butecodoedu@gmail.com

Abraço.

Amanda Dias disse...

Porra!!!!
Depois que o Moa foi ao "Bem amigos" ou inimigos...sei lá!
Lançar o seu CD de samba, vcs podem esperar de tudo da parte dele.....

Vania e Chris disse...

Querido,
o tal do Moacyr Luz nunca me enganou...
beijo
Vania

Rafael Leal disse...

O Globo precisa vender jornal para certo de 'carioca' que senta no Belmonte de Ipanema e se sente no Adônis. Em São Paulo, esses bares de franquia são chamados de "botequins cariocas".
Grande abraço,
Rafael

Marcelo Moutinho disse...

O Bip Bip ficar de fora de um guia de botequins do Rio, qualquer guia que seja, é inadmissível. O Bip pode não ter comida (até tem), mas tem de sobra o que falta a muitos botecos: alma de botequim.

Claudio Renato disse...

Quero ver eles virem aqui no Souza, na Praça Sete, em Vila Isabel. É radical! Quando o Bar do Souza entrar, vou começar a respeitar esses caras!

Abraço,

Vitor Castro disse...

a única vantagem dos verdadeiros butecos não entrarem na lista é que não ficam abarrotados de gente na semana de lançamento do Michelin . na minha primeira vez no Adega Pérola, puxando papo com um frequentador das antigas, lamentava quando o Adega aparecia no jornal. segundo ele eram umas duas semanas de um amontoado de playboys atrapalhando a vida cotidiana do bar.

Vicky MundoAfora disse...

Tenho muito medo de chegar em Niterói e achar o Mário sem os barris na porta e "reformado". Muito medo. Se diminuir o tamanho e mudar a receita do bolinho de bacalhau eu acho que tenho um troco.

Blog do Pian disse...

Eles não dão atenção nem ao Embalo, que fica no Leblon.

Que dirá esse aí em Vila Isabel.

Abraços,

R.Pian

Szegeri disse...

Pô, Claudio Renato, ninguém mais fala "Praça Sete"... Bateu até uma nostalgia. Falando nisso, e em buteco, naquela ruazinha que sobe à direita de quem chega na praça pelo Boulevard, na direção dos Macacos, tem a melhor isca de fígado da cidade. Bar Madri, chama, se não me falha. Mas tem que ser malandro da Vila, não é só chegar qualquer calça-frouxa da Tijuca...
Saudações

Claudio Renato disse...

R.PIAN,

O CAPILO TEM RAZÃO...PENSANDO BEM, É BOM QUE OS NOSSOS BOTEQUINS DE FÉ NÃO ENTREM MESMO...

ABRAÇO!

Blog do Pian disse...

Claudio Renato,

Com certeza!

É bem melhor quando nossos botecos ficam de fora dessa lista "dos melhores".

Abraços!

Goldenberg: Aguardo a sua visita lá no embalo! Chama o Fraga!

R.Pian

AOS QUARENTA A MIL disse...

Esta história de buteco famoso, não serve pra nada, buteco é pra beber e só, quanto ao bolinho de feijoada eu particularmente achei horrível, experimentei na quadra da Estácio na terça-feira como um bolinho premiado e só vendiam Itaipava , passei mal horrores, Deus me livre!!!!