6.1.10

CARTAS IDIOTAS NO BUTECO

Inicio, hoje, uma nova seção aqui no BUTECO. Uma seção, por exemplo, como a seção EGO DO BUTECO, tremendo sucesso entre meus poucos mas fiéis leitores. CARTAS IDIOTAS era um blog que eu mantinha na grande rede e no qual respondia, através de inúmeros canais imaginários, aos leitores que escrevem, como náugrafos em meio ao mar bravio, para os jornais. Esses leitores, na minha obtusa visão, sofrem de um desvio patológico. Valem-se de chavões os mais bobos, de tiradas que julgam geniais, escrevem quase que religiosamente para os jornais, num exercício exclusivamente de vaidade. Tais cartas não têm NENHUM (com a ênfase szegeriana) efeito prático e servem apenas como passatempo bobo para seus signatários e como diversão para os leitores das mesmas. Como eu perdi o domínio CARTAS IDIOTAS (deletei o blog à certa época e um aventureiro apossou-se do mesmo) e como acho que o BUTECO só tem a ganhar com mais essa seção de humor (sem patrulhamento, por favor!), ei-la inagurada hoje, com duas cartas publicadas no jornal O GLOBO de ontem, 05 de janeiro de 2010.

carta publicada no jornal O GLOBO de 05 de janeiro de 2010Quem responde a esta carta é a administradora regional da Lagoa Rodrigo de Freitas, Capivara Paca Tatuco Tianão:

"Prezado Sr. Ulrich (adoro seu nome, lembro-me do auspicioso restaurante da rua São José, no Centro do Rio): fico fe-li-cís-si-ma por saber que o senhor voltou a andar em torno da Lagoa, faz muito bem para a saúde! As pistas estão desniveladas e com rachaduras por conta da imensa quantidade de pobres que vem para cá, nessa época do ano, por conta da árvore flutuante. A grama foi roubada por essa gente, que tem mania de jardim em casa, e o mato acaba que serve para alimentar as minhas xarás que passeiam por aqui para delírio de moradores da área. Os suportes para bicicletas foram quebrados justamente para que a escumalha pudesse roubá-las. Está incomodando ao Sr. o lixo? Leve-o para casa. Quanto à ferrugem nas grades e nas telas de proteção, é normal, deve-se à proximidade das praias. E eu, que falo também pelo Duda, não vou entender nunca esse desejo por uma cidade limpa. Vocês, cidadãos de bem, jogam lixo pelas janelas de seus carros e devem aturar o monturo pelo qual são responsáveis. Fique mais um ano sem caminhar pela Lagoa. Experimente o Maracanã ou a Praça Afonso Pena. Fica minha dica. Beijoca."

carta publicada no jornal O GLOBO de 05 de janeiro de 2010Essa segunda carta é respondida pelo presidente da associação carioca de táxis-bandalha, Herculano Quintanilha:

"Oh, Suzana: a senhora francamente... Mal desembarca de um transatlântico e dá-se ao trabalho de escrever, por e-mail, uma carta para o jornal reclamando do trabalho de nossos associados? A senhora pagou quanto pela passagem no barco, hein?! Que regulação de miséria não querer pagar as 80 pratas de nossa tabela informal! Impressionante! Quanto à Guarda Municipal, a senhora está enganada. Eles não precisam fingir que nada vêem. Eles vêem mas querem mesmo é os dez por cento que tratamos e que são pagos diariamente depois das diversas corridas que fazemos sem taxímetro. Poderíamos ser desonestos e adulterar o taxímetro, mas preferimos a franqueza, a clareza, o olho-no-olho. E sim, a senhora que chegou sei lá de onde não sabe mas eu digo, aqui é a cidade olímpica que quer atrair turistas para faturar às custas deles. E vá pedir choque de ordem na sua casa, turista! Aqui, não. Tá tudo dominado. Beijão."

Até.

2 comentários:

Vanessa Dantas disse...

Sensacional, Edu! Ótimas respostas, mas por favor não deixe o EGO DO BUTECO.

Beijo.

Letícia Brito disse...

hahaha

Excelente!!!