7.1.10

O FIM DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

Meus irmãos Bruno Ribeiro e Luiz Antonio Simas já escreveram diversos textos com este título, O FIM DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL. Eu, quero crer, também já o fiz. E hoje retomo a série.

Lendo, ainda há pouco, a mais-que-desprezível coluna GENTE BOA do jornal O GLOBO, nefasta na forma e no conteúdo, deparei-me com a inacreditável nota abaixo:

nota publicada na coluna GENTE BOA do SEGUNDO CADERNO de O GLOBO

Notem vocês que a babaquice não tem limites.

Quando li, disse de mim para mim:

- Mas quem é Eduardo Vaz?

Recorri à enciclopédia virtual. E descobri que Eduardo Vaz é perfumista. Curioso, fui a alguns dos links indicados pelo GOOGLE. Achei coisas inacreditáveis sobre o palpitante tema "perfume" e um texto que vou lhes contar... dá engulhos. Vejam o que fazem, por aí, com a imagem do Rio de Janeiro... Vamos lá.

No blog de Renata Abranchs - um bureau de estilo, a definição é dela - li o seguinte (está aqui), em texto de janeiro de 2009:

"Salve, salve! Gostaríamos de compartilhar com vocês uma novidade muito especial deste começo de 2009. O RIOetc, com pouco mais de um ano de vida, acaba de receber uma distinção que nos emocionou muito. Estaremos na feira Prêt-à-porter Paris, a mais badalada celebração da moda mundial, que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Recebemos o convite da curadoria do espaço Explosion de Modes, onde se fala de tendências, para representar o nosso Rio e levar aos 45 mil visitantes da feira um pouco da alma encantadora das nossas ruas.

Um espaço de 90 metros quadrados estará dedicado à Cidade Maravilhosa, apontada pelos organizadores do evento como uma das cinco cidades “exportadoras de tendências” atualmente. Além de nós, estarão lá, em espaços contíguos, expositores de Tóquio, Los Angeles e Estocolmo, além de Paris, que será representado pela consultora Alexandra Senes, que nos fez o convite há cerca de dois meses.

Desde então, temos nos esforçado não apenas para melhorar a qualidade do material apresentado por aqui (esperamos que vocês tenham reparado o novo tratamento de imagens e a cada vez maior pluralidade das nossas pautas!) e também na elaboração de uma maneira criativa de exaltar o Rio em nosso estande em Parrí.

(...)

Para fazer bonito lá fora, contamos com a colaboração entusiasmada de vários amigos, a quem agradecemos um a um: os DJs Galalau e Léo Gadelha, parceiros da festa Pitada, prepararam uma trilha sonora especial que mostra bem a nossa vibe. Além disso, mixaram o áudio de nossas praias, com direito a barulho de onda batendo, criança brincando e ambulantes circulando (“Ó o Groboooo! Ó o mate! Quem vai?”). Esse áudio foi captado com a preciosa ajuda do nosso velho amigo Marcos Horácio Azevedo, da produtora Tatuí Filmes.

Para dar mais força ao tom multisensorial da apresentação, convidamos o perfumista Eduardo Vaz, da Jing, para desenvolver um aroma “do Posto 9”. Em poucos dias, ele nos apresentou um mistura de maresia, filtro solar e cannabis, que já virou o cheirinho do nosso escritório, e tem tudo para fazer sucesso por aí, caso o Eduardo o coloque à venda."


Paro por aqui para que vocês possam sair da frente do monitor para vomitarem à vontade. Guardem o vômito. Quem sabe ele não é mais cheiroso que o vômito da baleia cachalote?

De mais a mais: vá representar o Rio de Janeiro mal assim na puta que os pariu!

O meu Rio, meus poucos mas fiéis leitores, não é NADA, rigorosamente NADA (com a ênfase szegeriana) disso.

É, definitivamente, o fim da civilização ocidental.

Se vocês quiserem conhecer o perfumista Eduardo Vaz de Carvalho, leiam esse troço aqui. Além de verem seu rosto, descobrirão que ele faz perfumes por encomenda, que já produziu um perfume com cheiro de peixe estragado e que tem a atriz Aracy Balabanian entre suas fãs.

Até.

4 comentários:

Luiz Antonio Simas disse...

Bons tempos em que o Leite de Rosas e a nunca assaz louvada Pomada Minâncora eram as armas fundamentais contra o cecê e o Seiva de Alfazema dominava a praça.
O que pode ser um aroma que mistura maresia, filtro solar e maconha? Não uso isso nem fudendo.
De qualquer forma, já que ando correndo em busca de uns caraminguás, vou ver se dou uma vomitada e tento vender pro sujeito o conteúdo de minha vomição.

Renata Werneck disse...

Dois enormes desserviços: o já esperado do "colunista" com mais uma informação inútil e, como se não bastasse o vômito da baleia, saber que não é preciso o imbecil Robin Williams tentar denegrir o Rio, basta existir um bureau de falta de estilo pedir e um "perfumista" fazer um aroma do Posto 9 com maconha. Grande marketing! Será que essa baleia cachalote é da família da que engoliu o Gepeto? De repente ela encontra esse pessoal por aí, né? Daí, de repente, rola um aroma de vômito com cannabis...

leo boechat disse...

Aconselho a leitura do clássico Moby Dick, de Melville. Lá é possível constatar que se o alto preço do âmbar gris (mal descrito pelo E. Vaz) é o fim da Civilização Ocidental, este já começou há algum tempo.

Simas, você não é baleia.

AOS QUARENTA A MIL disse...

O meu vômito, em cima do meu celular, no vaso do banheiro químico do desfile do Bola Preta, no carnaval do ano passado como tem história , é tremenda raridade e paga o conserto do telefone que custa cento e oitenta reais para restabelecer o display.