6.1.10

A POSTURA DOS TIJUCANOS

Fui dar uma espiada, ainda há pouco, no blog GRANDE TIJUCA, mantido pelo jornal O GLOBO ON LINE - não confundir com outro blog, ainda mais desprezível, chamado CITY TOUR DA DESORDEM URBANA, mantido pelo grupelho GRUPO GRANDE TIJUCA. É triste, profundamente triste, ver o preconceito dessa gente (a imensa maioria sob o manto do anonimato por conta de pseudônimos) e - pior - como são chatos, insuportavelmente chatos, de tudo reclamando e a tudo denunciando.

Vamos a algumas das barbaridades ali perpetradas, mantidas no ar pelos responsáveis pelo jornal digital, rapidamente comentadas:

"Nome: Maria Azevedo - Email - 5/1/2010 - 17:18
Gostaria de saber QUANDO irá acontecer algum CHOQUE DE ORDEM no Maracanã pois desde que me mudei para o entorno do estádio, os dias de jogo tornaram-se um inferno com:

- VENDA DE BEBIDAS EM TODOS OS BARES

- ESTACIONAMENTO NAS CALÇADAS COM A PRESENÇA DE FLANELINHAS

- LIXO, XIXI E BÊBADOS DESDE A MANHÃ ATÉ O FINAL DOS JOGOS

É revoltante ver nossas portarias tornarem-se mesas de bar. Qualquer dia teremos de IMPLORAR para entrarmos em nossas residências.

Cadê o prefeito e sua INCRIVEL equipe????"


Essa senhora não quer que bares vendam cerveja em dias de jogos no Maracanã. Que tal? Atenção para o termo "nossas portarias" e "nossas residências". Tomem nota.

"Nome: Jorge Antunes Ramalho - 5/1/2010 - 20:43
Vão remover as favelas da Tijuca? Não? Então nada vai mudar."


Esse senhor quer remover (como se faz com lixo e cadáver) as favelas da Tijuca, que aqui estão, seguramente, desde muito antes dele.

"Nome: Renato Fraga - 5/1/2010 - 12:35
1 - O Comandante Geral da PM, Cel. Mário Sérgio disse que TODOS os índices de criminalidade na Grande Tijuca baixaram e que os moradores se sentem inseguros porque a sensação de segurança é diferente de ter segurança;
2 - Este mesmo Comandante disse também que tem no 6º BPM o MELHOR comandante e uma tropa motivada, além de um carinho especial pela Tijuca porque mora no bairro;
3 - Segundo o Prefeito, Eduardo Paes, a SEOP foi criada e teria como ênfase a Grande Tijuca, isto em JANEIRO/2009;
4 - O Subprefeito da Grande Tijuca, Sr. Luiz Gustavo Trotta, respondeu às críticas de moradores dizendo que considera satisfatória as condições do bairro;
5 - Apesar de tanta atenção e amor declarados pelo bairro, nenhuma favela foi passificada, a desordem continua, a permissividade continua, assaltos a menos de 50m da Cabine da PM
E há quem defenda que o bairro não está abandonado!
A demagogia é muito pior do que a inércia!

PS: O que relatei acima ou está ESCRITO PELOS AUTORES ou FOI DITO A MIM DIRETAMENTE."


Esse implora pela "passificação" das favelas. Sem comentários.

"Apelido: K_Marx - 2/1/2010 - 15:29
Algumas pessoas usam o espaço para defender de forma leviana a permanência das favelas. O argumento desprovido de qualquer substância é que no asfalto também há gato de aguá, energia etc. E que o asfalto financia a tráfico subindo as favelas para comprar droga. Só esquecem de dizer que isso é outro crime e que a lei está ai para todos. Os crimes dos favelados, além dos sitados acima, é o comportamento de pária social, o contentamento em viver das esmolas do estado e achar isso lindo. Volto a dizer estão criando uma sub-raça e querem que sejamos todos iguais. Não somos e não queremos ser. Chega de sustentar esses párias, com nosso dinheiro, nosso sangue e nossa tranquilidade. Está na hora de acabar com as favelas, espalhando esse povo de forma que não construam outras favelas e reflorestar os morros. Chega de bonde do funk, chega de pobrema, chicrete, creusa e tudo de bom. Está na hora de passar o rodo “geral” nas favelas."


Dá pra acreditar que o jornal mantenha um comentário desse teor disponibilizado para milhares e milhares de leitores? Ele "sita" crimes (vão tomando nota), fala em "nosso dinheiro", "nosso sangue" e "nossa tranquilidade".

"Nome: Lucia Ramos Moreira - 1/1/2010 - 14:40
A Tijuca não comporta opções de lazer porque não oferece segurança. Quem se arrisca a pedalar em volta do Maracanã ? Quem corre o risco de sentar num bar à noite fora do polo gastronômico ? Quem iria a um teatro à noite sem correr risco de perder o carro e tomar um tiro na cabeça ? A Tijuca é isso e muito mais sangue. Sugiro mudar o nome para TIJUQUISTÃO."


Essa aí acha que criou uma grande piada. Como não sai pra rua, não sabe de nada.

"Apelido: rmutscha - 1/1/2010 - 0:42
Remoção de algumas favelas seria primordial. Acho que a unica que poderia permanecer seria o salgueiro, o resto removida."


Alguém se arrisca a entender isso?! Notem a patologia dessa gente.

"Nome: viniprud rosa - 31/12/2009 - 21:02
Eu não desejo, eu exijo na condição de cidadão cumpridor da Lei e pagador de impostos , que essas favelas sejam todas retiradas e as encostas devolvidas à sua condição natural. Eu quero o meu direito de ir e vir e poder sair à rua, passearm visitar meus parentes a hora , local e dia de minha escolha sem medo de ser assaltado e morto. Isso é o minimo. Um governo que não tem capacidade de oferecer isto a seus cidadão é incompetente e não deveria nem ter assumido. Renuncie, vai embora."


Mais um: "exijo", "pagador de impostos"...

Lixo. Puro lixo.

Até.

6 comentários:

André disse...

Edu,
Esse pessoal é um nojo mesmo. É só falar em "pagador de impostos" que você vê um preconceituoso, um "casoy". E o apelido "K_Marx" do pior deles? Deveria ter assumido e assinado A_Hitler. Grande mesmo foi o isopor com geladas do Lula. Imagina o que esse pessoal achou? Ainda bem que, nas eleições, são traço.
Abraço

Unknown disse...

Em linhas gerais, essa gente acha que removendo as favelas acabariam com a violência no Rio. Pobres ignorantes.

Cartas de leitores são sempre deprimentes. Estragam o dia de qualquer um.

E depois ficam putinhos quando manifesto meu nojo pelo "classe média way of life".

Beijo!

Fabio disse...

Salve, Edu...
São canalhas como esses que me fazem sentir cada vez mais orgulho de ser povo, na verdadeira acepção da palavra.
Tosqueiras como essas cartas de leitores apenas refutam as atitudes que os mesmos tomam ao avistar um pobre: escondem a bolsa, fecham o vidro do carro, excluem nas entrevistas de empregos que pedem "boa aparência"...

Agora a parte boa, se me permite: fiquei sabendo que tu virás a Campinas, talvez nos trombemos por algum buteco, o que para mim seria uma satisfação imensa, pois sou teu leitor assíduo (seu e dos seus amigos todos).
Axé e até.

P.S: "Sitando" ou "parafrazeando" o grande GOG, poeta do rap: 'por que rico é cleptomaníaco e pobre é ladrão?'

Eduardo Goldenberg disse...

Fabio, meu caro: mas nem eu sei onde vou beber em Campinas! Será minha estréia na cidade e o anfitrião não revela o roteiro nem a porrete! Abração.

Fabio disse...

Na condional, caríssimo, na condicional... muitos não dizem que o mundo é pequeno?

Andrea disse...

Eu não gosto de "classe média way of life". O blog. Abraços Edu.