10.3.10

PRESENTAÇO DO DALCIO MACHADO

É como eu digo sempre: para cada Chalita que me aparece, surgem dezenas de pessoas que dão mais graça à minha vida. Nem tem mais sentido eu ficar elencando aqui os ganhos afetivos (é a eles que me refiro, são eles que realmente importam) que, graças ao BUTECO, eu já amealhei. E hoje, graças ao blog, de novo, e graças à generosidade desse irmão de Campinas que é o Bruno Ribeiro, e graças também à generosidade de Dalcio Machado, um dos mais talentosos desenhistas da atualidade (e que sequer me conhece pessoalmente!), ganhei um presentaço-aço-aço!

Vejam vocês, vou lhes contar...

Tive um sonho, certa noite, com Leonel Brizola. Eu estava sem fumar na época - o detalhe é fundamental para a compreensão do troço. E deixo vocês com Bruno Ribeiro contando a história de meu sonho, reproduzida no texto O CIGARRO, publicado aqui em 24 de fevereiro de 2010:

"O próprio contou: “Minha noite foi caótica. Atente para o sonho: estou numa sala que não reconheço, sentando à uma mesa oval, e a meu lado – quem? – Leonel Brizola. Fala o Brizola: ´Sabe, Eduardo, na verdade, francamente (segurando os óculos por uma das hastes)... Eu deixei de fumar quando sofri uma grande decepção... No dia em que perdi a legenda do PTB... E hoje, tristíssimo e decepcionado com minha morte, decidi que vou voltar a fumar!´ E eu, de prima: ´Que bom, Governador! Eu deixei há poucos dias, se o senhor voltar eu lhe acompanho!´ O velho Briza abre uma gavetinha à sua frente, retira dois cigarros, acende o meu, acende o seu e ficamos de papo sobre política. Acordo assustadíssimo”."

Eis que deu-se o seguinte...

O Dalcio leu o texto, gostou do texto, inspirou-se, pediu uma foto minha ao Bruno e mandou-me, há pouco, a caricatura abaixo de presente. Nem preciso lhes dizer da emoção que foi. E nem que vou - é evidente! - mandar emoldurar e pendurar a obra numa das paredes de minha casa em lugar de absoluto destaque!

caricatura de Eduardo Goldenberg com Leonel Brizola, por Dalcio Machado

Ergo o copo, comovidíssimo, em direção ao Dalcio, a quem agradeço profundamente, e a quem direi o que de direito por e-mail mesmo, que servirá para este fim enquanto eu não tiver o prazer de conhecê-lo ao vivo e a cores. E ao Bruno, é claro, por sua manifesta generosidade.

Até.

9 comentários:

Mauro Rebelo disse...

Tem que colocar em cima da mesa de buteco do buteco!

vovoique disse...

Vc teve a felicidade que eu já tive em sonhar com o Brizola. Um dia lhe contarei o sonho que, como o seu, foi comovente. abraço Henrique

Nelson Borges disse...

Fala Edu,
Ficou sensacional.

Parabéns ao Dalcio pelo belo desenho,

abraços

Karina Mattos disse...

Caramba, Edu. Que presentão!

Parabéns, Dálcio. A caricatura ficou sensacional!

beeijo

implacavel disse...

Carissimo Goldenberg,

Por favor, coloque o link do site do Dálcio na pagina do Buteco, seria o reconhecimento deste estupendo presente recebido por vc....

Saudações rubro-negras!!!

Diego Moreira disse...

Ótimo!

Daniel Banho disse...

Cadê a "cabeça de bola brilhante", Edu?

Mari disse...

O Dalcio é ótimo! Quando Bruno me mandou pela manhã eu logo já perguntei: O Edu já viu? E ele me falou que você já tinha colocado aqui, mas passei pra ver de novo!
Quero vê-lo na parede!

Eduardo Goldenberg disse...

Daniel: o Dalcio - como se não bastasse seu magnífico traço - foi, como eu costumo ser, preciso do início ao fim. À época do sonho a cabeça de bola brilhante estava coberta, exatamente, pelo cabelo que você vê aí! Abraço.