30.8.10

DO DOSADOR

* O BUTECO viveu, na sexta-feira passada (e no sábado, no domingo, e ainda sente os respingos disso nesta segunda-feira...), um boom de visitas motivadas por um link para cá direcionado postado num portal de notícias, o R7. Mais de 5.000 visitantes únicos - recorde absoluto! - passaram por aqui e ficaram sabendo do episódio envolvendo a retirada, por parte de Cora Rónai, de texto relatando um episódio passado na noite carioca (leia aqui). A imagem abaixo - o único registro que consegui - prova que, de fato, Cora Rónai dobrou-se à força sabe-se lá de quem e não apenas retirou o texto publicado em seu blog do ar. Pior, muito pior que isso, deixou seus milhares de leitores sem qualquer satisfação.

prova de que Cora Rónai publicou, e retirou, notícia envolvendo Jayder Soares

Muita gente me perguntou se eu não deveria temer o que provavelmente Cora Rónai temeu quando fez o que fez. E respondo a todos, agora, publicamente: não, não devo. E por uma simples razão. O "estardalhaço" - vá lá - que fiz nada tem a ver com Jayder Soares ou com quem (ou quê) quer seja. Minha indignação, força motriz da publicação de meu texto, foi justamente por conta da postura da jornalista;

* quero fazer o alerta que diversas pessoas já estão fazendo: um dos gargalos das eleições de 03 de outubro será a regra que obriga o eleitor a comparecer à sua zona eleitoral portando dois documentos - o título de eleitor e documento de identificação com foto. A regra, imposta pelo TSE, me parece um retrocesso e uma espécie - vá lá - de golpe branco. É evidente que o eleitor mais humilde, com menos acesso à informação, será o mais prejudicado. E temo que a massa de eleitores impedidos de votar seja grande. Todo cuidado é pouco e todo alerta será pequeno diante da gravidade da coisa. Tenho feito meu papel. Falo sobre isso com todos, onde quer que eu esteja. Faça você também a sua parte. Assim, sem dúvida, contribuiremos para que seja ínfimo o impacto dessa medida;

* as campanhas avançam, estamos há pouco mais de um mês das eleições e o que podemos verificar, fuçando a grande rede, é uma tendência aguda - e lamentável - em direção ao baixíssimo nível da campanha tucana, desesperados que estão, os homens do PSDB, com a realidade dos números das pesquisas. Aqui, no site da professora Maria da Conceição Carneiro Oliveira, podemos verificar - vejam a imagem abaixo - a que ponto pode chegar a baixeza dos eleitores de Jose Serra. Se não é possível, efetivamente, responsabilizar diretamente o candidato por conta da postura de seus eleitores, podemos, efetivamente, saber quem são, como pensam e como agem aqueles que querem ver Dilma Rousseff derrotada.

imagem divulgada por partidários do PSDB

Um desejo tucano - covenhamos - cada vez mais distante;

* se a realidade aponta para uma vitória acachapante de Dilma Rousseff no primeiro turno (num improvável segundo turno a vitória me parece garantida), isso não pode significar, em hipótese alguma, arrefecimento dos ânimos da militância. Ao contrário, deve significar um empenho cada vez maior, até o dia 03 de outubro, para que a vitória seja, de fato, acachapante. Mais que isso, o eleitorado que parece já ter feito sua escolha - Dilma Rousseff - precisa se empenhar na eleição de deputados federais e senadores afinados com o discurso do PT e dos partidos que compõem a base da coligação que apóia a candidata. Aqui no Rio de Janeiro, vemos excrescências como Jair Bolsonaro, que em 2008 (e como é pouco visto o inacreditável vídeo, aqui...), dirigindo-se a ativistas em prol da defesa dos direitos humanos, pediu silência e disse "o grande erro foi torturar e não matar, fodam-se!, fodam-se!", com chances de se eleger. Candidatos do DEM que significam o que há de pior em matéria de atraso com chances de se eleger. Mais que nunca - e por mais que soe piegas a expressão - é preciso votar consciente para que alarguemos a bancada da esquerda visando um governo menos sujeito à desfaçatez da direita mais raivosa e odiosa.

Até.

Um comentário:

Paulo Amorim disse...

O pior aqui no meu estado (Maranhão) é que Rosengana Sarney está vencendo... Eu queria que fosse só mais uma pesquisa forjada da TV Mirante, mas parece que nao.