19.8.10

A FORÇA DO POVO

Tenho dito, há muito, como tantos outros têm dito refletindo sobre o tema, que a correlação de forças do poder da imprensa (seja ela a formal, dos jornalões, ou a informal, dos blogs e das redes sociais que têm infinitamente mais velocidade na propoagação das idéias de quem as emite) mudou muito. Em termos de política, por exemplo, há coisa de não muitos anos, uma capa de revista seria capaz de detonar uma candidatura. Hoje, essa mesma capa vira motivo de pilhéria, de piada ou, o que é pior (pior pra imprensa formal, melhor pra informalidade), uma arma apontada na direção contrária. Vamos aos fatos.

Meu mano Bruno Ribeiro, jornalista carioca radicado em Campinas, no dia 16 de agosto, às 12h12min, publicou o texto A DILMA É POP (leiam aqui). Foi o primeiro a se valer desse, digamos, slogan. Refletindo sobre a patética matéria da revista ÉPOCA, escreveu o Bruno:

"Mas, apesar da aviltante reportagem contra Dilma Rousseff, a revista conseguiu dar ao PT um ótimo trunfo. Logo na página inicial da matéria há um retrato estilizado de Dilma inspirado na fotografia de sua ficha policial. A foto em questão foi feita na época em que a então estudante foi presa, acusada de conspirar contra o regime militar e de pertencer a um grupo de resistência armada. O objetivo da arte, assinada por Sattu, era transmitir uma imagem ameaçadora de Dilma, carregada em tinta vermelha, com um olhar orgulhoso e desafiador. Uma guerrilheira perigosa, enfim."

Ele prossegue:

"Minutos após a revista chegar às bancas, milhares de internautas em várias partes do país já se mobilizavam para reverter o sentido da imagem de Dilma veiculada na reportagem. A Época deu um tiro pela culatra: conseguiu apenas criar o retrato de uma heroína."

E fecha seu texto, visionário, dando uma sugestão e fazendo uma convocação:

"A conotação assustadora que os jornalistas quiseram dar para o retrato de Dilma surtiu o efeito contrário: a militância petista acabou ganhando uma arte gráfica que tem tudo para se tornar um ícone desta campanha. Desde que seja reproduzida para uso pessoal, a ilustração pode ser impressa em camisetas, posteres, adesivos, bottons etc. Pela web, muitas são as pessoas que estão adotando a arte como avatar no Twitter. Há quem tenha disponibilizado variações da imagem em alta definição para serem usadas em cartazes.

Você percebe que a coisa não vai bem para o seu inimigo quando ele próprio toma a iniciativa de lhe fornecer as armas para o combate. Sendo assim, adotem o avatar da Dilma em seu blog, orkut, twitter e facebook. Façam camisetas para os seus amigos. Às armas, companheiros!"


Primeira prova efetiva de que o bicho está pegando na grande rede? Às 20h29min do mesmo dia 16 de agosto, pouco mais de oito horas depois, o jornal O GLOBO ONLINE publicou matérica intitulada RETRATO DE DILMA GUERRILHEIRA VIRA ÍCONE PETISTA (imagem abaixo, a matéria aqui). Nela, cita a iniciativa de Bruno Ribeiro - sem indicação de seu texto, diga-se, referindo-se a ele como "outro blogueiro".

Eu, que não fujo à luta e nem da convocação feita por um irmão de fé, entrei na onda e mandei fazer, ontem à tarde, 19 de agosto, minha camiseta usando a imagem em referência, e publiquei aqui, às 16h15min, o texto A DILMA É POP, exibindo a fotografia da camisa (o texto pode ser lido aqui).

Segunda prova efetiva de que o bicho está pegando na grande rede? Menos de duas horas depois o site da mesmíssima revista ÉPOCA publicou matéria intitulada A VERDADE É O MELHOR JORNALISMO... DILMA QUE O DIGA (imagem abaixo, a matéria aqui). Nela - muito mal escrita e com um raciocínio tão torto quanto a matéria original publicada na edição impressa - a ÉPOCA reproduz - sem citar a fonte - justamente a fotografia da minha camisa, publicada horas antes no BUTECO. Termina assim, a matéria:

"Estão agora imprimindo camisetas com uma das imagens publicadas internamente na revista: a ilustração do rosto de Dilma (foto ao lado) que está sendo espalhada pela internet em blogs petistas como propaganda pop. Como a verdade assusta, à primeira vista, todos os radicais!! Numa eleição polarizada como esta, e em ambientes que cultivam a idolatria, a inteligência costuma ser a primeira vítima. É nessas horas – a edição desta semana de EPOCA – que o jornalismo presta um serviço inestimável ao voto consciente."

Tenho algo a dizer à revista ÉPOCA que, agora sei, me lê. Estamos mesmo, todos os simpatizantes da campanha de Dilma Rousseff, imprimindo camisetas com a imagem publicada na revista, a ilustração do rosto de Dilma que está sendo, sim, devidamente espalhada pela grande rede. Mais: quem me lê com freqüência, o que não parece ser o caso da revista, sabe que o BUTECO DO EDU não é um "blog petista" - o que não me diminuiria, mas não é. Sou, isso sim, um entusiasta do governo Lula e um soldado em luta permanente, na medida de minhas possibilidades, pela eleição de Dilma Rousseff, e faço questão de sugerir o obrigatório texto de hoje de outro irmão meu, Luiz Antonio Simas, O SEGREDO DE LULA, que pode ser lido aqui.

Por fim, quero dizer que sou, sim, um radical. E um radical a quem a verdade não assusta. Quanto ao serviço que a ÉPOCA pensa fazer - prestar um serviço inestimável ao voto consciente - chega a ser risível. O grande serviço prestado pela ÉPOCA, neste episódio, foi o de fornecer um belíssimo elemento de propagação de nossas idéias, de nossa vontade, de nossso desejo, de nosso voto mais-que-consciente.

Agradeço às centenas de mensagens que me chegaram por todos os meios parabenizando-me pela iniciativa de fazer a camisa e me encomendando camisas de todos os tamanhos e cores possíveis, gente de todo o Brasil. Não me é possível, entretanto, neste momento, atender a esse apelo que, sinceramente, me comove. Está além das minhas possibilidades, por questões de tempo e de logística. Razão pela qual faço a sugestão: aqui você encontra a imagem em altíssima definição disponível para download, mais do que suficiente para que a confecção de sua camisa. Aos amigos do Rio, uma outra dica: mandei fazer as minhas (minha e da minha menina) aqui, na BORDADOS-RJ. Eles são bons, eficientes, fazem a camiseta na hora (não leva mais do que 15 minutos) e sai por R$ 23,00 (vinte e três reais) a camiseta, marca HERING. Eles já têm, inclusive, em arquivo, a imagem; basta dizer que foi enviada por Eduardo Goldenberg.

Às armas, às armas!

Até.

7 comentários:

Bruno Ribeiro disse...

É isso, querido irmão! Esta será a primeira eleição presidencial decidida pela internet no Brasil. A "Dilma pop" já é história e será lembrada como símbolo da nossa vitória acachapante. Às armas! Não passarão!

Mariane disse...

Edu, que texto! Como sempre refiro-me a ti, aqui na terra de Carlos Gomes, como o homem preciso do inicio ao fim. Obrigada por fazer parte de nossas vidas, o que só nos honra e acrescenta. Beijo.

Caio Vinícius disse...

Edu, a editora da revista respondeu seu comentário, vc já viu ?

ruth de aquino:
18 agosto, 2010 as 10:29 pm

Sr Eduardo, o sr está brincando, não é? Por acaso o sr deu crédito ao ilustrador que CRIOU O DESENHO de Dilma? O sr reproduziu, sem autorização da revista, um desenho impresso e publicado em EPOCA. Aliás, a rigor, considerando as regras do direito autoral, o sr cometeu um delito, porque CORTOU o crédito do ilustrador: Sattu.

Eduardo Goldenberg disse...

Vi, Caio. Nem sabia que se tratava da editora. A mesma que cortou meus outros dois comentários deixados lá. Melhor deixá-la gritar sozinha. Abraço.

Mafuá do HPA disse...

caro Edu

Tem coisas que saem na rede e não tem mais jeito, explodem. Veja só, de uma tentativa de pegar, de encurralar, de brecar o avanço botando mêdo no eleitor, pode estar pintando algo que vai invadir as ruas brasileiras. Essa camiseta tem tudo para ir pipocando e virar a coqueluche da eleição.
Já estou providenciando a confecção de uma por aqui e fazendo o mesmo que vc, indicando como o cara que a quiser pode fazer para ter a dele também. Não não queremos ganhar nada com isso, ou melhor, queremos sim, que essa idéia pipoque e se multiplique.

A Dilma é pop!!!!!!!
Saudações bauruenses
Henrique Perazzi de Aquino (www.mafuadohpa.blogspot.com)

ACORDABAMBA disse...

Prezado Edu!
Aderi a camiseta com a imagem da Dilma estilizada pelo Sattu (deve ser discípulo de Warhol). Dilma neLLes!!!
PS: Fiz a minha na Dimona. Rua Senhor dos Passos 228. Centro.
O preço: R$ 18,40 (Camisa Exportação)
Cordiais Saudações!
Orlando Rey

Mafuá do HPA disse...

caro Edu:
Não me canso de citar seu blog em texto publicados no meu aqui em Bauru P, o www.mafuadohpa.blogspot.com

Dessa vez falo da idéia da camiseta da DILMA É POP e espalho a coisa pelo interior paulista.

Dê uma passadinha por lá e confira. Tudo creditado a ti.
Saudações bauruenses
Henrique Perazzi de Aquino