10.9.10

A GRANDE TESTILHA

Estamos a menos de um mês para as grandes eleições de 03 de outubro de 2010. A se confirmar o desenho que as pesquisas de todos os institutos vêm apresentando elegeremos a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Meu compadre Leo Boechat é testemunha e poderá, se quiser, dar aqui seu testemunho: meses antes do começo da campanha, eu diria que no começo do ano, quando as pesquisas davam ampla vantagem ao mitômano José Serra, disse a ele que a parada seria resolvida, a nosso favor, no primeiro turno das eleições, o que parece bem próximo de acontecer. O que quero lhes dizer hoje, divagando, é que a grande testilha não será, apenas, confirmar a eleição de Dilma Rousseff.

Elegeremos, além da presidente, governadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores. Creio, firmemente, como cria na eleição de Dilma Rousseff antes do apontamento das pesquisas nessa direção, em um governo com uma guinada mais à esquerda, ainda mais progressista, propulsor e mantenedor de conquistas que começaram a ser moldadas principalmente no curso do segundo mandato do presidente Lula, este gigante que chega ao final de seus 8 anos de governo com praticamente 80% de aprovação popular, o que explica o ódio que as elites mais raivosas do país sentem não apenas por sua figura espetacular mas também pelo povo que o consagrou e que manterá, não tenho dúvidas disso, seu nome inscrito no panteão dos mais adorados homens públicos brasileiros.

Ocorre que, à sombra e na esteira da eleição para o mais alto cargo da República, correm testilhas tão importantes quanto.

É preciso que o eleitor brasileiro tenha em mente - é minha humílima contribuição dentro do jogo democrático - algumas coisas:

01) há que se levar para o local de votação, no dia 03 de outubro, dois documentos indispensáveis para o exercício sagrado do voto: o título de eleitor e um documento de identidade com foto. É preciso ser chato e repetir isso o tempo todo, pra quem quer que seja. Tenho pra mim - e também disse isso ao Leo Boechat há meses - que esse será um dos gargalos da eleição no dia 03. Nesse próximo fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, haverá um mutirão para atender os eleitores brasileiros que necessitam imprimir a segunda via do título eleitoral. O objetivo é atender as pessoas que perderam o título e precisam reimprimir o documento para votar nas eleições deste ano. Na região Nordeste participam os estado de Pernambuco e do Piauí, das 7h às 19h; Ceará, das 8h às 17h; Bahia, das 8h às 13h em Salvador e nos demais municípios o horário fica a critério do juiz eleitoral; Maranhão, das 8h às 19h; Paraíba, das 8h às 14h; Sergipe, das 8h às 18h, na capital e de 8h às 14h no interior; Alagoas, das 9h às 13h; e Rio Grande do Norte, no final de semana seguinte, nos dias 18 e 19. Na região Norte, o Acre participa das 8h às 18h; o Amazonas das 9h ás 13h; Amapá, das 9h às 14h; Roraima das 8h ás 18h; Tocantins, das 13h às 19h; e Rondônia das 8h ás 18h com intervalo de duas horas para o almoço. No Pará, o eleitor poderá pedir a segunda via do título das 8h às 15h, sendo que a Justiça Eleitoral contará com a parceria da Secretaria de Segurança Pública para emissão do documento de identidade. No Centro-Oeste, os cartórios de Mato Grosso funcionarão das 13h às 18h. Em Goiás o plantão está a critério de cada zona eleitoral e, no Distrito Federal, o plantão também será no final de semana seguinte. No Sul, os estados do Paraná e Rio Grande do Sul participam do mutirão. O primeiro de 13h às 17h e, o segundo, das 12h às 19h. A Central de Atendimento do Eleitor de Porto Alegre, no entanto, funcionará das 9h ás 19h. Já a região Sudeste contará com a participação de São Paulo, das 12h às 18h; Minas Gerais, das 12h às 19h; e Rio de Janeiro das 11h ás 19h na capital, com horário de funcionamento a critério de cada zona eleitoral no resto do estado. Poderão pedir a reimpressão do título os eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010. Quem não puder aproveitar o mutirão, tem até o dia 23 de setembro para pedir a segunda via em qualquer cartório eleitoral. REPETINDO: além do título, o eleitor terá de apresentar no dia da votação um documento oficial com foto. A exigência dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade;

02) qualquer avaliação que se faça, neste momento de campanha, sobre a conduta de determinado candidato em função das alianças regionais, é precipitada - e explico. Discordo dos que condenam tais alianças. Não penso que as mesmas sejam arranjadas para garantir a dita governabilidade. São alianças e, neste momento, apenas alianças, visando um somatório de forças capaz de garantir a eleição dos membros de cada partido. Exemplo? Causa-me desconforto ver Cidinha Campos, minha candidata a deputada estadual, pedindo votos para Jorge Picciani, este último de todo lamentável, desprezível e repugnante. Ocorre que o PDT fechou com o PMDB no Rio de Janeiro e é assim que manda a regra do jogo. O jornal O GLOBO, esse órgão de propaganda tucana, hoje mesmo está fazendo estardalhaço por conta do pedido de votos, feito pelo presidente Lula, para o candidato ao Senado pelo Amapá, Waldez, preso pela Polícia Federal na manhã de hoje. Ora, Lula o fez por causa da aliança feita naquele estado, e só isso. Nada disso vai mudar enquanto não for proposta, votada e aprovada a reforma política. Ficar de olho em quem lutará por isso é um bom parâmetro;

03) não votar em candidato algum que tenha a fé (sempre falsa) como mote. Sou ferrenho defensor de uma campanha contrária à eleição de qualquer candidato envolvido até a raiz dos cabelos com as religiões pentecostais, que têm na igreja evangélica - essa, de mercado, de gente como Sônia (a bispa outrora presa por evasão de divisas juntamente com seu marido, Estevão) - sua principal matriz no Brasil. Aqui no Rio de Janeiro, Edson Albertassi, Garotinho, Marcelo Crivella e outros bichos - são muitos e encheriam um zoológico - devem ser evitados a todo o custo. Esses homens e mulheres agem em benefício próprio e contra o Brasil, sua cultura, sua gente, sua música, seus tambores e sua fé. Eu, particularmente, sou um cavalo quando me deparo com adeptos dessas religiões, fãs de música gospel (merda em forma de pentagrama), fiéis de antolhos incapazes de enxergar o mal que esse poviléu é capaz de perpetrar contra nossa terra;

04) a campanha eleitoral está sendo um momento único no que diz respeito à separação do joio e do trigo. Está sendo um painel nítido capaz de saber quem é quem, e já sobre isso tanto se tem falado... Na imprensa, vemos facilmente quem são os membros do time meia-boca, os que omitem as conquistas do governo Lula e que em vez de jornalismo fazem campanha: Ali Kamel, Arnaldo Jabor, Cora Rónai (ontem, uma vez mais covardemente, disse que não quer se meter com política...), Merval Pereira, Miriam Leitão, Ricardo Noblat e outros bichos. Eles são, sim, formadores de opinião. Basta saber qual é a deles e partir pro abraço na direção contrária. Nas redes sociais, vemos quem são os simpatizantes da campanha do mitômano José Serra: uma delas - gente ela não é - atende pelo nome de Maristela Bairros, capaz de ignomínias como as que expus aqui. E por aí vai. Ser do contra, nesses casos, é fundamental.

Volto ao assunto ao longo da próxima semana e já aviso: até o dia 03 de outubro, por força de uma necessidade e, mais que isso, por força do ímpeto que me move em tempos de eleição, este será o tema mais em voga por aqui.

Até.

5 comentários:

uitnei disse...

Cora Ronai não se mete em política, não quer usar sua importantíssima coluna para escrever sobre eleições, mas mete o pau no PT.
Interessante, não?

Alfredo disse...

Perfeito o adjetivo. O Serra mente de maneira doentia..

José Dias disse...

Cidinha Campos pedindo votos para Jorge Picciani.
Perdeu meu voto, a Cidinha.

André disse...

Edu,
Mas e a dúvida: Crivella ou o trânsfuga César Maia? Será que tirando um o outro não entra?
Abs

Eduardo Goldenberg disse...

André: qualquer um é melhor que Cesar Maia. Um abraço.