11.10.10

EU QUERO DILMA ROUSSEFF EM ESTADO BRUTO

Aconteceu ontem, às 22h, o primeiro debate da série programada para esse segundo turno das eleições presidenciais. Na BAND, Dilma Rousseff e José Serra se enfrentaram, literalmente, em busca da preferência do eleitorado brasileiro, que voltará às urnas no próximo dia 31 para eleger a sucessora (prefiro assim) de Lula. Eu, como boa parte dos que já optaram por Dilma Rousseff no primeiro turno, ansiava por uma candidata mais aguerrida, mais incisiva, menos passiva e mais solta, razão pela qual gostei bastante do resultado final. Tenho dito com freqüência: quem assistiu à resposta dada por Dilma Rousseff ao senador Agripino Maia (aqui) pode verificar que ali, durante mais de cinco minutos, está a autêntica e genuína, a brava brasileira visivelmente sem as amarras que toda e qualquer campanha eleitoral mais recente coloca nos candidatos, posto que os marqueteiros, como se não bastasse todo o mal que impingem ao público, estudam o eleitorado como quem estuda os consumidores ávidos por um produto qualquer. Tenho, por isso, aguda saudade de Leonel Brizola e de seu modus operandi em campanhas eleitorais. Ali, ao responder emocionada à sórdida pergunta do senador do DEM, Dilma Rousseff é Dilma Rousseff em estado bruto. Não gagueja. Não titubeia. Não fala lentamente, não perde o raciocínio, não demonstra insegurança. A Dilma que vimos no primeiro turno - e como eu clamava pela modificação desse quadro! - foi uma Dilma amarrada, presa à lógica dos comandantes de sua campanha, fria, passiva e muito diferente da mulher destemida e do "animal político" a que tantas vezes Lula fez referência ao longo de seu madato.

Eis que ontem, para minha completa satisfação, vimos a verdadeira face de Dilma Rousseff, ou aquilo que pode ter sido o princípio do fim dessa manipulação supostamente higiência imposta pelos marqueteiros. O seu eleitorado, convicto da opção por uma continuidade, também esperava por essa reação. Vimos Dilma Rousseff acuando, agora sim - e pela primeira vez - o mitômano tucano. Foi visível o susto de José Serra diante de sua oponente. O tucano tergiversou o tempo todo, o que foi bem marcado, ao longo de todo o debate por Dilma Rousseff, que valeu-se do verbo "tergiversar" incontáveis vezes. Gaguejou. Perdeu a voz. Perdeu o chão. Perdeu o prumo.

Senti falta, entretanto, de um tackle mais bem aplicado por Dilma Rousseff, o que poderá ocorrer nos próximos dois debates que já estão programados: foi quando o mitômano José Serra, com aquela veemência que não convence ninguém, com aquela falsa indignação que caracteriza os mitômanos, falou sobre a questão das drogas, sobre sua delirante idéia de criar um ministério para tratar da segurança e das fronteiras...

Fiquei, diante da TV, esperando aquela Dilma Rousseff a que me referi. Aquela que perguntaria, de dedo em riste, sobre a "cracolândia", praga que infesta São Paulo, cidade governada pelos tucanos há mais de dez anos. O candidato que, levianamente, prometeu durante o debate vigiar e controlar as fronteiras do Brasil, país de dimensões continentais, foi e é incapaz de controlar as fronteiras de São Paulo. Ali, diante das penas das asas dos tucanos, milhares de homens e mulheres, jovens, crianças, meninos e meninas, fazem uso do crack, abusam da violência, e transformam aquela região central da maior cidade do país num verdadeiro quadro de horror que expõe, de forma aguda, a incompetência do PSDB, e diretamente de José Serra, prefeito da cidade e governador do estado nestes últimos anos, aos olhos de quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir.

E que daqui pra frente Dilma Rousseff torne-se mais e mais incisiva, enfática, direta e combativa. Só os mentirosos, os covardes e os fracos verão nisso o que o mitômano chamou, ontem, de agressão. Desacostumados ao debate, ao contraditório, em tudo vêem agressividade. Agressão é, necessariamente, ato ação revestida de hostilidade e de provocação. Quem tem sido vítima disso, desde o início da campanha, é justamente Dilma Rousseff. Tudo o que quero - e ontem a vi fazendo isso! - é que ela reaja. Sem amarras.

Sendo Dilma Rousseff em estado bruto.

Até.    

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

VEJA A QUE PONTO CHEGA A BESTIALIDADE HUMANA
Recebo e-mails aos borbotões sobre Lula e Dilma Rousseff. Uma infinidade de criações maquiavélicas, criadas nos porões da bestialidade humana, de uns que acham tudo ser possível para fazer com que seus interesses vençam o oponente. Uma vergonha. Criação de gente que perdeu a vergonha na cara a muito tempo. Cito hoje um exemplo. Respondi a ele e obtive uma resposta, confirmando o que vos escrevo. Entendam isso, refletindo sobre o que lerão. Conto o milagre, sem revelar o nome do santo.



Uma amiga (sic) de uma cidade vizinha envia pelo menos 3 ou 4 e-mails diários cutucando Dilma. Num dos últimos, um vídeo faccioso, o "A história que não será contada na TV". Junto dele algo novo para mim, uma casa de concreto sob o mar, com os dizeres ser esse o lugar onde Lula irá morar após sair do Governo, com o texto: "Casa ao alcance do Lula, quando deixar este governo, lá podera reunir toda a quadrilha para tomar umas e outras . . . ". Algo que só os muito despossuídos de juízo podem acreditar, ou, é claro, os que mesmo sabendo ser mentira, repassam para ver se pegam incautos. Arapucas. Minha resposta foi a seguinte: "ME DESCULPE A FRANQUEZA, MAS QUEM TEM CORAGEM SUFICIENTE PARA ENVIAR UMA MENSAGEM DESSAS COMO SE FOSSE VERDADE, TEM CORAGEM DE COISAS INIMAGINÁVEIS. VOCE ESTÁ A SERVIÇO DE QUE E DE QUEM? COM QUE INTERESSE FAZ ISSO. VOCE FAZ ISSO POR BRINCADEIRA OU ACREDITA MESMO NISSO? MOVIDA POR QUE? NÃO ENTENDO. NESSA VOCE SE SUPEROU. NÃO ACHAVA POSSÍVEL A INVENCIONICE CHEGAR A TANTO. ME RESPONDA POR FAVOR". Dessa pessoa recebo a resposta a seguir: "Querido amigo, ñ sei se é mentira, mas q o povo tá nadando no dinheiro, isso tá! Vai falar q é td santo, essa tal Dilma é horrível, a cara dela é de lambisgóia, aquilo deve ser o cão em pessoa, ñ quero a dita cuja no poder. E vc ABRA BEM SEUS OLHINHOS, PQ ELA Ñ PRESTA E TÁ ENGANANDO OS INOCENTINHOS COMO VC LINDINHO. Abracitos SERRISTAS!!!". Não se contentando, envia outro, com nova resposta para o mesmo e-mail: "Meu querido amigo, eu ñ estou inventando nada, recebo os e-mails e repasso, mas q é bonito é fala a verdade, vc viu q pergunto se isso existe pq nunca ouvi falar de tal iate. Te garanto q eu ñ tenho coragem de entrar naquilo, só se estiver ancorado, lembra do Titanic? To fora... Será q é mentira? De onde o povo anda tirando estas notícias? Bjsss...BYE...BYE...". Dá para conversar algo com algum nível tendo do outro lado alguém que pensa e age assim? Dá para chamar de amigo alguém que repassa isso, ciente ser mentira? Esse é um exemplo. Só um. Tenho mais dois aqui, um de um pastor batista e outro de um advogado, devoto das botas militares. Deixo ambos para outro dia.

Henrique Perazzi de Aquino - www.mafuadohpa.blogspot.com

AOS QUARENTA A MIL disse...

Tem uma coisa que acho muito engraçada a respeito de boatos em eleição. Alguns saem repetindo frases e mentiras iguais um bando de papagaios tontos, sem saber se é verdade e repassam até sem saber do que se trata.

Fiz parte do sindicato da minha empresa como representante dos empregados, e em época acordo coletivo, pipocavam mentiras horrendas sobre a diretoria e valores absurdos de reposição salarial e de Participação nos Lucros da empresa, tanto para cima como para baixo, que só servia para tumultuar o processo e de nada ajudava aos trabalhadores. Era exatamente assim. Um grupo não reconhecia os avanços e conquistas da empresa de forma alguma, por questões de ranço e interesses próprios e toma-lhe email, rádio-corredor, etc... Desqualificavam o sindicato e quando tentávamos demonstrar para os trabalhadores, as ações favoráveis dos nossos empregadores, logo, logo o grupelho de boateiros tratavam de disseminar que o sindicato estava vendido, que o presidente do mesmo tinha carros e apartamentos valiosíssimos e etc... Ai de nós aparecermos com um carro zero, que tenha sido comprado em cinco anos de parcelamento, era a comprovação da corrupção.

Cinco anos após, seguimos com as mesmas diretrizes, porém os próprios funcionários amadureceram, sabem quem é o cara que traz a informação correta, o que de fato é verdade e o que é delírio.

Em um universo de quatro mil pessoas e com uma diversidade enorme, os comparo aos nossos eleitores e sei que a Dilma vencerá por questão de bom senso do nosso povo, que mesmo sendo desqualificado por um grupelho em seu discernimento e capacidade de votar, darão o seu recado!

Unknown disse...

Du é preciso lembrar que embora o Serra se diz criador dos genéricos , na realidade o criador foi Jamil Haddad em abril de 1993 através do decreto 793 .Será que no PT ninguem sabe disso ?

Unknown disse...

Serra no debate parecia um viadinho, com todo respeito aos viados. So faltou falar, ela tá querendo me bater. A mulher do sínico, jogou conversa fora na baixada,e Dilma bateu bonito, e êle diz que mexeram com a minha familia, na maior cara dura.

Unknown disse...

O "jênio" Serra explicando a gripe suína:
http://www.youtube.com/watch?v=e5rPIG2lpYQ&feature=related