19.10.10

MEU BRASIL TÁ QUERENDO DILMA!

ESTE TEXTO, AGORA, PODE SER LIDO AQUI.

7 comentários:

Eduardo Carvalho disse...

Meu querido Edu.

Estive lá, ou tentei estar, uma vez que quando cheguei já ninguém mais podia entrar porque não tinha lugar. Uma confusão danada na porta... Confusão pacífica da multidão que se aglomerava na chuva, meio coberta por um toldo que fora instalado na calçada. Um mar de bandeiras e camisas e adesivos...

Fiquei ali uma hora, mas nada ouvia nem sabia de dentro do teatro (e fui pra casa, onde ainda assisti a uma parte do discurso emocionante da Dilma, via o site da campanha).

Quero dizer que me lembrei de algumas manifestações de que participei, desde 89 (nesse ano levado por minha mãe), e depois, e depois. Vi velhos e novos gritando, cabelos brancos, homens de terno e coroas alternativos, e aquela alegria que andava adormecida nesse Rio. Tinha um casal gaúcho com uma bandeira do PT usada em 89, toda rasgada.

Enfim, o Rio acordou. Vamos vencer essa luta pela, por assim dizer, continuidade do avanço. Pelo prosseguimento de um projeto de país. Um projeto que mostrou, à diferença das direitas militares e também das tucanas, que é possível ao mesmo tempo crescer (economicamente) COM distribuição de renda.

Faço minhas as palavras dos presentes naquela calçada em frente ao teatro:
"Dilma sim!
Dilma sim!
Dilma sim porque não penso só em mim!".

Enquanto isso, como já sabíamos, Gabeira - aquele que atrapalhou o sequestro do embaixador americano -hoje ri, em todas as primeiras páginas, ao lado do tucanato...

Beijo, Edu.

Eugenia disse...

Foi maravilhoso. Fiquei com lágrimas nos olhos na hora do discurso da Marilena Chauí. Que mulher!
Para quem ñ foi, segue abaixo comentário meu no site "Dilma na Rede" contando.

"Foi emocionante. Muitos artistas presentes, e mesmo os ausentes foram lembrados pq assinaram o manifesto. Uma multidão do lado de fora não conseguiu entrar; o teatro estava lotado.

Além dos já citados Niemeyer (impressionante a força do centenário arquiteto), Chico Buarque (coerente como sempre) e Marilena Chauí (oradora fenomenal), estavam lá Alceu Valença, Yamandu Costa, Beth Carvalho (mesmo com a saúde abalada a guerreira não fugiu à luta!) Paulo Betti, Hugo Carvana, Zé Celso Martinez Correa (seu discurso no vídeo foi engraçadíssimo), Alcione, Antonio Grassil, Rosemary, Jorge Salomão, João Pedro Stedile, Carlos Minc, Jacques Wagner, Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Renato Borghetti, Naná Vasconcelos, Guti Fraga e Cristina Pereira.

Em vídeo, Ziraldo, Wagner Tiso, Chico César e Gilberto Gil, entre outros, manifestaram apoio.

Os organizadores leram os nomes de vários artistas que apoiam Dilma. O samba estava muito bem representado: Aldir Blanc, Moacyr Luz, Nelson Sargento, Monarco, Teresa Cristina, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Mart´nália e Noca da Portela, entr e outros. Da mesma forma, o teatro, a literatura e o cinema disseram SIM a Dilma: assinaram o manifesto Ruy Guerra, Domingos de Oliveira, Luiz Carlos Barreto, Karen Accioly, Luis Fernando Verissimo...

Enfim, foram muitos apoios, não pude lembrar de todos, mas acho que a lista acima deixa claro que o apoio é imenso!!!"

Eugenia disse...

Oi, Edu, venho tb deixar registrado para os leitores q domingo tem passeata no calçadão com Dilma, Lula e Lindbergh, e segunda tem show no Circo. Ouvi q quarta haverá um abraço à Petrobras, mas ñ confirmei a informação. Parece que o ator José de Abreu montará uma barraquinha pró-Dilma no Largo da Carioca.

Eduardo Goldenberg disse...

Ué..., Eugênia... o Moacyr agora é Dilma? Não vai mais se guiar pelos passos de sua porta-voz Cora Rónai? Menos mal. Beijo.

André disse...

Ô Eugênia,
A caminhada na orla sairá a que horas?

Claudio Renato disse...

Edu,
Assisti à festa do Teatro Casa Grande ao vivo, pela Internet, como se lá estivesse. Mas, infelizmente, lá não estava e não pude sentir a emoção que só a presença proporciona. Senti que a Dilma está cada vez mais madura, no discurso e na defesa de ideias claras, sem rodeios, realmente democráticas. Mais cedo, ela havia dado um banho na entrevista da bancada do JN. Hoje, para aumentar a alegria, vejo que, segundo o Vox Populi, Dilma rompeu a barreira dos 50 pontos e Serra aina não chegou aos 40. Doze pontos de diferença, que nos animam, mas jamais, nunca poderão nos acomodar. Cada voto em Dilma é a vida de uma criança salva! Temos que marcar em cima, avançar, conquistar espaços...Um abraço

Érico Cordeiro disse...

Grande Eduardo,
Emocionante a postagem. Me senti ali também, embora esteja a milhares de quilômetros da querida cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
No player, a trilha sonora é João Bosco, cantando "O bêbado e a equilibrista", canção que nos traz à memória "tanta gente que partiu, num rabo de foguete..."
No mais, cai a tarde feito um viaduto e a esperança em dias melhores continua pulsando.
A verdade vai vencer a mentira e o amor vai vencer o ódio!
Abração!