24.2.11

AINDA SOBRE A DEMONSTRAÇÃO DE LENINISMO

Ontem, aqui, escrevi sobre o choque que senti, ontem mesmo, ao ouvir um jovem comunista dizer, ao telefone, para seu interlocutor (ou interlocutora, ele só dizia "cara" ao se dirigir ao pobre-diabo de outro lado da linha):

- Cara, ela ontem deu uma demonstração de leninismo impressionante!

Pedi a opinião de meus poucos mas fiéis leitores a fim de que eu pudesse, eu que sou um beócio de antolhos nas questões vermelhas, compreender que diabos era aquilo. Fui pouquíssimo atendido, eis que apenas três leitores se dispuseram a me prestar auxílio (sou, e isso me dói, um fracasso de audiência). Mas dentre os três, e sem depreciar um deles (que apenas corroborou o comentário esclarecedor do primeiro), dois monstros por quem guardo intenso e agudo respeito: o jornalista velho-de-guerra, com passagem por todos os grandes jornais do Brasil, meu dileto amigo, José Sergio Rocha, e meu irmão de fé, historiador e brasileiro máximo, Luiz Antonio Simas (recomendo vivamente a leitura de seus comentários).

Ocorre que quero lhes contar outra coisa.

Uma comunista (e não lhe direi jamais o nome, nem à fórceps) escreveu-me ontem sobre o ocorrido - eis um fato espantoso! Dizia, ela também assombrada, que lera - confessou-se minha leitora contumaz - meu texto e que se reconhecera. Disse - e eu cheguei a me coçar enquanto lia - que foi pra ela o telefonema do jovem comunista infestado de lêndeas. E passou a me explicar - pobre coitada - o que havia sido a tal "demonstração de leninismo". Tirem as crianças da sala antes de seguirem em frente.

Em apertada síntese para que a náusea seja pouca (tudo o que estiver entre aspas terá sido integralmente copiado de seu e-mail): disse-me a jovem, também comunista, que havia uma "manifestação" em determinada universidade. E que ela, e mais alguns "quadros da base do partido", por absoluto acaso, estavam também na tal universidade. Segundo ela a "manifestação" não contava com mais do que 10, 15 "manifestantes". Foi quando, então, ela e seus amigos (os tais "quadros da base do partido"), passaram a "intervir" na tal "manifestação" (e ela não me contou do que se tratava a "manifestação").

Segue o relato: em poucos minutos, mais de 500 alunos desceram, como ratos, das escadarias da universidade ("uma coisa linda", disse-me a utópica). Os "quadros da base do partido", então, diante do êxito numérico da assistência, "injetaram forte teor político e orgânico à manifestação".

Ela valeu-se da expressão "foi uma coisa linda" muitas vezes!

E eis o que eu preciso lhes dizer sobre isso...

Vejam como caminha nossa juventude vermelha! O jovem das lêndeas encantou-se com o que ele chamou de "manifestação de leninismo". A jovem rubriplúmea, então, explicou-me (ou tentou explicar) o que havia acontecido na "universidade" - o que seria, afinal, a tal "demonstração de leninismo".

Não entendi patavina!

O que pude concluir do que li, foi o seguinte: a ala "jovem" do PCdoB (formada, quero crer, pelos "quadros de base") faz um tremendo sucesso entre a juventude brasileira. Afinal, convenhamos, transformar uma fila-indiana de 10, 15 pessoas, numa turba de 500, não é pra qualquer um. O que me fez lembrar do PSOL, claro, uma de minhas obsessões que trago no bolso do paletó: sexta-feira após sexta-feira estão lá, em torno do caixote de madeira que cumpre o papel de palanque no Buraco do Lume para os debates políticos do partido (eles não usam palanques e nem fazem comícios, apenas promovem debates), não mais do que 5, 10 quadros do partido.

Aulas de "demonstração de leninismo", é disso que o PSOL precisa.

Até.

6 comentários:

Blog do Pian disse...

Eu gostaria de ver mais jovens de direita.

Unknown disse...

Eu gostaria de ver mais jovens coerentes.
Os rótulos (esqerda/direita) é que são negativos. O perfil (diria estereótipo) do jovem de esquerda é conhecido.
O problema é que só se rotula a esquerda. O cabeludo com a camisa vermelha do Che Guevara. A direita não tem rótulo. Isso me parece estranho....
Eu (que odeio rótulos) e fui tachado na juventude de "de esqerda", por ser defensor do Direito Alternativo, cada vez mais me convenço que os conceitos de direita e esquerda não mais subsistem
Me parece que é todo mundo meio ambidestro (risos). Mas aí vão dizer que é de centro !!
Enfim......
PS: O EDU!!!, faço coro com o pessoal: tá faltando aquelas receitas narradas com seu modo peculiar.

Blog do Pian disse...

Bruno,

Eu tb achava que direita e esquerda eram conceitos obsoletos.

Mas nao eh verdade. Ainda eh uma dicotomia recorrente e observavel em nossos players politicos.

Abs de um reacionario meio revolucionario! Ou seria um revolucionario meio reacionario? rsrsrsrs

R.Pian

leo boechat disse...

Eu gostaria de nunca mais ver jovens de direita.

Blog do Pian disse...

Mas vc ainda os ve, Boechat?

Unknown disse...

Aposto que era aluno de Ciências Sociais...